top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Politécnico de Viana do Castelo conquistou pódio no Festival Nacional de Robótica

8 de Maio, 2024

O Politécnico de Viana do Castelo conquistou o terceiro lugar no Festival Nacional de Robótica, naquela que foi a sua primeira participação no evento e que mobilizou estudantes dos cursos de Licenciatura em Engenharia Informática e em Engenharia Mecatrónica, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC).



jovens no pódio e ao lado dos robôs que construíram

Com o objetivo de promover e estimular o ensino, a investigação científica, o desenvolvimento tecnológico e as diferentes aplicações na área da robótica, o Politécnico de Viana do Castelo apresentou-se em competição com a equipa do Núcleo de Robótica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), criada em conjunto com a Unidade de Investigação ADiT-Lab.

 

O grupo ESTG-IPVC| ADiT-Lab participou na prova Robot@Factory Lite. Tratou-se de “uma competição que pretendia simular um robot autónomo, capaz de transportar diversos contentores entre armazéns e máquinas de processamento, o mais rapidamente possível e com o menor número de erros”, explicou Pedro Miguel Moreira, docente dos cursos de Licenciatura em Engenharia Informática e Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia.


Com o terceiro lugar conquistado, Pedro Miguel Moreira faz um balanço “extremamente positivo”. Mas não foi apenas o resultado que esteve em destaque. O docente do Politécnico de Viana do Castelo destaca também todo o processo preparativo, incluindo a construção e a programação do robot, o que originou uma partilha positiva de conhecimentos e de experiências entre toda a equipa. “A competição foi muito disputada e permitiu conhecer abordagens diferentes, implementar melhorias e robustecer o desempenho para cada prova disputada”, acrescenta Pedro Miguel Moreira.

 

A equipa do Politécnico de Viana do Castelo é constituída pelos estudantes João Martinho Ramos, Gonçalo Caselhas e Filipe Ferreira (do curso de Licenciatura em Engenharia Informática) e Napame Sá de Pina (do curso de Licenciatura em Engenharia Mecatrónica), coordenados pelos docentes Pedro Castro e Pedro Miguel Moreira.

professores e alunos com o certificado

O Festival Nacional de Robótica decorreu no início deste mês, em Paredes de Coura e foi promovido pela EPRAMI e pela Sociedade Portuguesa de Robótica, com o apoio da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva e da Câmara Municipal de Paredes de Coura.




 

0 comentário

Comments


bottom of page