top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Politécnico de Viana do Castelo promove formação para treinadores de desporto

A Escola Superior de Desporto e Lazer, do Politécnico de Viana do Castelo, avança com uma formação certificada pelo IPDJ em “Como implementar a filosofia dos treinadores: investigação qualitativa”. A formação acontece no âmbito do mestrado em Treino Desportivo e procura complementar e aprofundar conhecimentos em áreas específicas para a formação de um treinador de desporto, tornando-o um profissional diferenciado no mercado de trabalho.




treinador mostrado plano de jogo aos jogadores de futebol

“Como implementar a filosofia dos treinadores: investigação qualitativa”. É esta a temática da formação certificada pelo IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, que vai decorrer esta terça-feira, desenvolvida no âmbito do mestrado em Treino Desportivo, da Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), em Melgaço.

A iniciativa, gratuita, será conduzida pelo formador Rui Resende, doutorado em Ciências do Desporto e Educação Física. A formação terá lugar na biblioteca da ESDL-IPVC, entre as 9h30 e as 18h30.

cartaz do evento com imagem do formador Rui Resende

A sessão tem como objetivo "desenvolver um processo de filosofia de treinador e a sua operacionalização em termos efetivos, com os atletas, em contexto de treino e competição, mas também introduzir a ferramenta NVivo como forma de organizar, armazenar e codificar os dados de investigação qualitativa", explica o IPVC em nota de imprensa.

O coordenador do mestrado, João Camões, explica os fundamentos da formação, primeira sobre análise qualitativa ministrada no âmbito do mestrado em Treino Desportivo: “Esta formação serve para complementar e aprofundar conhecimentos em áreas específicas para a formação de um treinador de desporto. São áreas que não estão inseridas nem na licenciatura, nem no mestrado, mas que são fundamentais na diferenciação dos futuros treinadores de desporto. É uma aposta na qual o IPVC se revê: procuramos dar ferramentas adicionais aos nossos mestrandos, de forma a apresentarem uma formação diferenciadora no mercado de trabalho”.

João Camões recorda que o mestrado em Treino Desportivo vai para a oitava edição (2023/24) consecutiva, o que significa que esta formação “é sinónimo não só de procura e consequente qualidade formativa, mas também que há resposta do mercado na procura dos profissionais que saem do IPVC, em específico deste mestrado orientado para a formação de treinadores de desporto”.

A formação certificada acontece inserida no IPVC-SPRINT, a mais recente Unidade Orgânica de Investigação do Politécnico de Viana do Castelo, criada no âmbito de uma parceria com o Hotel FeelViana e que atua em duas grandes dimensões: a do desempenho desportivo e a recreacional, que orienta o exercício para a saúde, o bem-estar e a fruição (desporto de natureza e ao ar livre). O objetivo final é um: aumentar a interação com a região no sentido de monitorizar, avaliar e encontrar estratégias, de forma a criar hábitos saudáveis na população.





0 comentário

Comments


bottom of page