top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Foto do escritorFernanda Pinto Fernandes

Politécnico de Viana do Castelo promove III Jornadas da Gerontologia

A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo é palco, de hoje até quinta-feira, das III Jornadas da Gerontologia, sob a temática do “Envelhecimento e dignidade: Desafios para os gerontólogos no século XXI”.




sénior bem disposto com roupa formal e óculos abraçado a jovem mulher

Ao longo de quatro dias, a Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo irá acolher a terceira edição das Jornadas da Gerontologia, numa iniciativa desenvolvida no âmbito da licenciatura em Educação Social Gerontológica e do mestrado em Gerontologia Social. Estas jornadas assumem-se como uma ocasião para colocar em debate temáticas fundamentais para o desenvolvimento da profissão de gerontólogo, nomeadamente o envelhecimento ativo, a dignidade na velhice ou a demência.


Estas jornadas acontecem na última semana de aulas “e são constituídas por conferência de abertura, workshops orientados para skills específicos da prática gerontológica, pósteres científicos elaborados por estudantes da pré e pós-graduação, com a supervisão dos professores da especialidade, para além de mesas redondas e iniciativas no âmbito da especialidade e intersectoriais”, explica a docente Alice Bastos, coordenadora da iniciativa, destinada a estudantes, docentes, investigadores e profissionais da área.

Inseridas nas atividades da licenciatura em Educação Social Gerontológica e do mestrado em Gerontologia Social, as jornadas afiguram-se como uma oportunidade de divulgação do trabalho desenvolvido por estudantes, docentes e investigadores, mas também são uma forma de abordar temáticas centrais quanto ao papel do gerontólogo.

A sessão teve início às 14h30, com intervenções do diretor da ESE-IPVC, César Sá, da coordenadora do Grupo Disciplinar CPS, Luísa Pinheiro, da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo, e da coordenadora das jornadas, Alice Bastos, seguindo-se a conferência “O envelhecimento e as interconexões entre os sistemas de saúde e de promoção social: como garantir a dignidade na velhice?”, por Maria Amélia Ferreira (FMUP & SCMMC). A encerrar o primeiro dia, terá lugar a temática “Debates intersectoriais: contributos das humanidades & artes”, com a exibição do vídeo “No meu peito o seu retrato”, da autoria de Mário Costa.

Amanhã, as jornadas contam com a afixação de pósteres e a exibição do vídeo “Investigação e Intervenção sobre envelhecimento ativo, saudável e bem-sucedido”, com a coordenação das docentes Raquel Gonçalves e Patrícia Silva.

O terceiro dia irá ser preenchido com os workshops “Skills técnicos associados à prática gerontológica”. Às 14h30, terá lugar o workshop “Mercado de trabalho: E agora?”, dinamizado por Filipa Luz. Segue-se “SINCALA II – Workshops narrativos para cuidadores de pessoas com demência”, com Maria João Azevedo e Sandra Costa. A tarde irá contar, ainda, com o workshop “Música e envelhecimento”, com a participação de Adalgisa Pontes, e com “Skills avançados de relação interpessoal na intervenção gerontológica”, por Marlene Ferraz.

No último dia, quinta-feira, às 10h00, o auditório da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo irá receber “Transferência de conhecimento em Gerontologia: Translação da Ciência para a Prática”, iniciativa coordenada pela docente Carla Faria, e, às 14h30, terão lugar “Debates intersectoriais: contributos das humanidades & artes – em torno do livro ‘A última solidão’, da autoria de Cármen Garcia. As III Jornadas da Gerontologia terminam como a ação pública “Estou velho e daí?”.




0 comentário

Comments


bottom of page