top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Politécnico de Viana do Castelo quer dar nova vida a brinquedos e doá-los a IPSS

O Hospital dos Brinquedos do Politécnico de Viana do Castelo é mais do que um simples espaço de conserto de brinquedos. É, acima de tudo, a possibilidade de tornar mais felizes os dias de crianças e jovens com carências económicas. Os brinquedos poderem ser entregues na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, serão reparados e depois doados a IPSS. O projeto do IPVC foi bem acolhido pela comunidade e foi o vencedor do programa “Bairro Feliz”, do Pingo Doce.




 

Num cantinho especial da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, escondido entre risos e brincadeiras, encontra-se o encantador Hospital dos Brinquedos. Um local onde a magia da infância é restaurada com amor e destreza. Este lugar, mágico, é dedicado a curar os “doentes” mais especiais da infância: os brinquedos que o tempo vai marcando pelo uso.


Politécnico de Viana do Castelo quer dar nova vida a brinquedos e doá-los a IPSS

A equipa dedicada de “médicos” e “enfermeiros” – estudantes e docentes do Politécnico de Viana do Castelo – trabalha incansavelmente para devolver a “saúde” aos brinquedos que precisam de cuidados. Com mãos habilidosas e corações cheios de carinho, consertam bonecos de tecnologia avariada. Trata-se de uma colaboração multidisciplinar que abrange áreas como eletrónica, mecatrónica, design, computação gráfica, multimédia ou informática.




 

Após passarem por um meticuloso processo de recuperação, os brinquedos, agora renovados e novamente a funcionar, são doados a IPSS locais, espaços que trabalham diariamente com crianças e jovens oriundos de agregados familiares com dificuldades económicas, promovendo, a todos, uma sensação de inclusão e pertença na comunidade. Esta etapa, vital em todo o processo, transforma não apenas os brinquedos, mas também os corações daqueles que os recebem. Porque os corações dos “médicos” e dos “enfermeiros”, esses já foram transformados há muito!

 

O Hospital dos Brinquedos é mais do que um local de conserto. É um refúgio onde a magia da infância é preservada e fortalecida. O Hospital dos Brinquedos combina criatividade, tecnologia e responsabilidade social.


Hospital dos Brinquedos foi o vencedor do programa “Bairro Feliz”, do Pingo Doce
Hospital dos Brinquedos foi o vencedor do programa “Bairro Feliz”, do Pingo Doce

 

O projeto, desenvolvido pelos docentes Paulo Costa, João Nunes e Susana Oliveira e que já tinha conquistado as atenções da comunidade académica do Politécnico de Viana do Castelo, foi o vencedor do programa “Bairro Feliz”, do Pingo Doce. A verba angariada irá permitir adquirir equipamento para o Hospital dos Brinquedos, nomeadamente uma impressora 3D, usada para a criação de peças personalizadas. 


Porque ainda há muito brinquedos arrumados em caixas, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC está em condições de os receber. Os seus “médicos” e “enfermeiros” estão ansiosos para continuar a consertá-los a eles e aos sorrisos de quem os vai receber.

 

É propósito dos promotores da iniciativa que o trabalho desenvolvido pelos estudantes possa ser utilizado e apresentado em algumas Unidades Curriculares com trabalho académico, explica Paulo Costa.


O Hospital dos Brinquedos é um projeto da Escola Inclusiva IPVC, que combina a formação académica com o conceito de servir a comunidade.

0 comentário

Comments


bottom of page