Politécnico de Viana do Castelo conquista o pódio no Encontro Internacional de Jovens Empreendedores | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Politécnico de Viana do Castelo conquista o pódio no Encontro Internacional de Jovens Empreendedores

O Encontro decorreu, na passada sexta-feira, na Universidade de Santiago de Compostela, tendo sido apresentados perto de 40 projetos desenvolvidos por estudantes de uma dezena de instituições de ensino superior de Portugal e Espanha. As duas estudantes da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo destacaram-se ao vencer o prémio de Melhor Projeto Português – Categoria Projetos e o Prémio Especial Impacto Social.




jovem aluna apresentando um projeto

Francisca Faria, de 22 anos, estudante do curso de licenciatura em Marketing e Comunicação Empresarial, e Beatriz Carvalhido, de 21 anos, do curso de licenciatura em Gestão da Distribuição e Logística, cursos da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC), venceram dois dos mais importantes prémios no X Encontro Internacional de Jovens Empreendedores (EIJE), que decorreu, esta quinta e sexta-feira, em Santiago de Compostela. A primeira estudante, com o projeto “UP COAT”, venceu o prémio de Melhor Projeto Português – Categoria Projetos. Já Beatriz Carvalhido, com “Capaz”, venceu o Prémio Especial Impacto Social.

 

Francisca Faria criou um casaco “diferenciador” que procura ser muito mais do que um casaco. Na verdade, dependendo do tecido utilizado e da conjugação que for feita, o casaco, explica a estudante natural de Viana do Castelo, poderá ser utilizado em qualquer altura do ano, numa combinação criteriosa de materiais.

jovem mulher apresentando um projeto de um casaco
Francisca Faria criou um casaco “diferenciador”

Com o prémio de Melhor Projeto Português, na Categoria Projetos, Francisca Faria sonha um dia poder colocá-lo em prática. “Em relação ao que existe no mercado, julgo que a ideia é muito diferente. É um casaco versátil e, por isso, gostaria muito de conseguir implementá-lo”, refere a estudante citada pelo IPVC.

 

Já Beatriz Carvalhido, foi a autora de “Capaz”, projeto vencedor de um prémio especial, o primeiro na categoria de Impacto Social. A estudante, natural de Viana do Castelo, explica “Capaz”, projeto baseado em experiências próximas: “Tentei criar um corta-unhas para pessoas com artroses ou problemas similares nas mãos. Os que existem no mercado exigem dos utilizadores muita força nos polegares e é precisamente aí que existe a maior dificuldade para quem sofre daqueles problemas de saúde, por isso, o meu corta-unhas é inovador, porque implica mais forma na palma da mão e menos nos dedos”.

 

Apresentado o projeto, Beatriz Carvalhido espera oportunidade para fazer o protótipo do “Capaz” e, futuramente, poder torná-lo uma realidade.

 

ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES TEVE INÍCIO EM 2014 NA ESCE-IPVC


O Encontro Internacional de Jovens Empreendedores (EIJE) é um projeto colaborativo, desenvolvido, em 2014, por iniciativa da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC) e da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade de Santiago de Compostela.

 

O IEJE tem como objetivo contribuir para a formação dos estudantes, permitindo-lhes adquirir competências e conhecimentos relacionados com o mundo empresarial, dando-lhes possibilidade de criação de ideias de negócio e a sua apresentação em formato pitch.

 

O Encontro acontece uma vez por ano, numa das instituições parceiras, com o propósito de criar uma rede internacional de jovens empreendedores, de forma a poderem trocar conhecimentos e experiências.

 

Na edição deste ano foram apresentados perto de 40 projetos, desenvolvidos por estudantes de uma dezena de instituições de ensino superior de Portugal e Espanha.

 


0 comentário
bottom of page