O Município de Ponte de Lima vai promover, hoje, 3 de junho, pelas 21h30, a apresentação do livro “Voar na Neblina”, da autoria de Fernando Aldeia, pseudónimo de Fernando Augusto, na Biblioteca Municipal.
É uma obra que surgiu durante a pandemia, após releitura de livros dos escritores favoritos do autor durante o confinamento obrigatório, e se apresenta como um tributo de Fernando Aldeia aos escritores e poetas como Sebastião Alba, Sophia de Mello Breyner, Miguel Torga, entre outros. Como revela o próprio autor foi um período em que «sem culpa formada foi obrigado a permanecer num cárcere entre quatro paredes» e a forma de evasão e escape foi a releitura de livros dos seus autores favoritos que o inspiraram e o ajudaram a suportar momentos de incerteza e de clausura.
Esta obra completa que transmite força e resiliência estará a cargo do limiano Cláudio Lima.
Sobre o autor:
Fernando Aldeia, pseudónimo de Fernando Augusto Ferreirinha Antunes, é natural de Vinhais e reside em Braga.
Com formação em Gestão, foi Quadro de várias Instituições Financeiras no país e no estrangeiro.
Membro fundador e Presidente da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro em Braga, bem como do Rotary Club de Braga-Norte. Pertenceu à Direção da Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa e à Direção da A.M.A.D.O.S. (Associação Minhota de Apoio ao Doente Oncológico de Senelogia).
Foi sócio efetivo da “Autores de Braga”, tendo sido Presidente do Conselho Fiscal.
Realizou programas radiofónicos e foi responsável pela formação de grupos de Teatro encenando diversas peças de autores consagrados.
Estudioso da vida e obra de Miguel Torga, que tem revelado através da escrita e de conferências em diversas escolas e instituições.
Ledor de textos poéticos a convite de alguns autores.
Membro da Academia de Letras de Trás-os-Montes e da Associação Portuguesa de Escritores.
Colaborador de revistas e jornais. Tem obra dispersa nas áreas da poesia, prosa poética, crónica e contos.
Comments