top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Ponte de Lima acolhe "Colóquios da Matriz" no Auditório Municipal

No próximo dia 21 de outubro, no Auditório Municipal de Ponte de Lima, das 14h30 às 18h30, vai realizar-se um conjunto de mini-conferências intituladas Colóquios da Matriz, sob o tema "A Matriz de Ponte de Lima: ontem e hoje". Uma ocasião para revisitar a história da Igreja Limiana e, também, para abrir alguns horizontes contemporâneos para este admirável monumento.







igreja e área envolvente com árvores e uma estátua de um boi em bronze numa praça

Esta é uma série de colóquios que a Paróquia de Santa Maria dos Anjos, por interferência do pároco e vigário geral da Diocese, Monsenhor José Caldas, proporciona aos seus paroquianos e população em geral, em torno da história e acontecimentos marcantes da Igreja Matriz de Ponte de Lima.

cartaz do evento com uma torre de uma igreja

A sessão de apresentação está a cargo de Monsenhor José Fernando Caldas Esteves e Mário Leitão, às 14h30, seguida do contributo do historiador Miguel Ayres de Campos Tovar com "A paróquia e matriz de Ponte de Lima na Idade Média", pelas 14h40. A viagem histórica prossegue, pelas 15h00, com a exibição de um vídeo, acompanhado de explicações de Tito Morais, intitulado "A Matriz de Ponte de Lima nos séculos XIX e XX". Às 15h20, António Dantas Barbosa faz o enquadramento "Da Igreja Matriz para a rua: as manifestações festivas das confrarias limianas no Período Moderno". Mais tarde, às 15h40, Nuno Matos explica "A memória coletiva nos livros paroquiais da vila de Ponte de Lima".


Após um intervalo, as comunicações retomam, às 16h20, com "Crianças expostas no concelho e baptizadas na Igreja Matriz de Ponte de Lima", por Teodoro da Fonte. Segue-se Tânia Lopes, às 16h40, a apresentar "Intervenção de conservação e restauro do frontal em alto relevo dourado e policromado representando A Última Ceia, inserido na mesa de celebração". Pelas 17h00, José Velho Dantas apresenta "Cerimónias e festas na Igreja Matriz de Ponte de Lima: apontamentos sobre algumas singularidades à luz de um manuscrito de 1827", seguido de "O espaço e os lugares da liturgia", por D. Bernardino Costa, Abade de Singeverga, às 17h20. Depois de apresentados todos os trabalhos, segue-se diálogo pelas 18h00, e conclusão do colóquio, previsto para as 18h30. A moderação estará a cargo de Mário Leitão.


A entrada é livre.

programa do evento







0 comentário

Comments


bottom of page