Integrada nas comemorações que assinalam o 4 de Março - Dia de Ponte de Lima, e na Sessão Solene a realizar no Auditório Municipal, vai ser apresentada ao público, pelas 16h00, do dia 4 de março, a segunda edição do livro Rainha D. Teresa «… E Fez Vila o Lugar de Ponte», da autoria do limiano Amândio de Sousa Vieira.
Esta é uma nova versão da obra publicada no ano 2000 pelo próprio autor há mais de vinte anos, agora "revista e aumentada, e editada pelo Município de Ponte de Lima."
"O presente livro é um documento fundamental para a compreensão da figura histórica que fundou a nossa vila. Retomando a versão original, Amândio de Sousa Vieira expandiu o seu plano original e incluiu nesta edição também as ligações de D. Teresa com outras freguesias do nosso concelho, como a Correlhã e Refoios do Lima.", explica o Município de Ponte de Lima em nota de imprensa. Uma parte fundamental desta obra renovada é consagrada a evocar um alargado conjunto de eventos e manifestações culturais que ocorreram nas últimas décadas, fruto da iniciativa da sociedade limiana e do Município, que provam a relevância crescente que D. Teresa foi assumindo para os limianos.
PONTE DE LIMA - 4 DE MARÇO ASSINALA 898 ANOS DE FORAL
Ponte de Lima assinala, este ano, 898 anos de Foral, atribuído pela Rainha D. Teresa, fundadora da vila. O Dia de Ponte de Lima é celebrado a 4 de março, mas as comemorações iniciam já a partir do dia 3, com o 1.º Simpósio Internacional de Gastronomia do Alto Minho, a exposição de pintura "Vem ver o Lima", e Fim de Semana Gastronómico do Bacalhau de Cebolada (que decorrerá de 3 a 5 de março). No dia 4, o programa oficial inclui inauguração da exposição de Fotografia e Pintura "Caminhos: O Doce no Caminho Português de Santiago"; Deposição de Coroa de Flores na estátua de D. Teresa; Sessão Solene no Auditório Municipal; inauguração da requalificação dos espaços comuns do Teatro Diogo Bernardes, e o espetáculo "Ruy", com Ruy de Carvalho no TDB. No dia 5, haverá Prova de Paraquedismo-Taça de Portugal, na Expolima, Encontro Concelhio de Bombos e Desfile da Tradição.
Comments