top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Ponte de Lima assinala Semana da Floresta e da Água, de 18 a 26 de março

O Serviço Área Protegida do Município de Ponte de Lima vai promover, de 18 a 26 de março, um conjunto de atividades que assinala os Dias Mundiais da Árvore e da Água que se comemoram, respetivamente, a 21 e 22 de março.




Enaltecendo questões ambientais que cada vez mais são prioritárias, inclusive, na melhoria da qualidade de vida da comunidade limiana, serão dinamizadas várias ações de educação e sensibilização ambiental que terão como âncora o Projeto “Ponte de Lima - Pulmão do Alto Minho”.


As comemorações da Semana da Floresta e da Água arrancam no dia 18 de março com as atividades “Ao Encontro da Floresta” e 1.ª fase da criação de mais um Bosque integrado no Projeto “Ponte de Lima - Pulmão do Alto Minho”. Estas atividade terão lugar junto ao “Penedo Branco”, na Freguesia de Refoios do Lima. São atividades abertas a toda a população, que contam com a colaboração da Junta de Freguesia, da Associação Florestal do Lima e da Associação “Agir pelo Planeta”.


No dia 20 março será realizada uma monda de carvalhos na Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, para futuras ações de arborização. Esta atividade destina-se a instituições de ensino, que se pretendam inscrever, e também à população em geral.


No Dia Mundial da Árvore, 21 de março, decorrerá uma ação de controlo de espécies exóticas invasoras na Área Protegida, integrada no Projeto “Ponte de Lima - Pulmão do Alto Minho” e que contará com a colaboração da Associação Florestal do Lima. É uma atividade destinada a proprietários de parcelas na Área Protegida, colaboradores do Serviço Área Protegida e, também, à população em geral.


O dia 22 de março, Dia Mundial da Água, será dedicado à aplicação de estacas enraizadas de Salgueiro (Salix sp.) nas margens do rio Estorãos. Esta ação pretende acelerar o restabelecimento das condições naturais e estruturais da principal linha de água que atravessa a Área Protegida.


No dia 23 de março decorrerá mais uma ação de controlo de espécies exóticas invasoras na Área Protegida, destinada à comunidade educativa.


No dia 24 de março será inaugurada a “Maternidade de Árvores” da Quinta de Pentieiros. Nesta maternidade vão nascer árvores autóctones, através de estaca ou sementeira. A criação desta “maternidade”, para além da reprodução e engorda de material vegetal para aplicação no âmbito do Projeto “Ponte de Lima - Pulmão do Alto Minho”, pretende consciencializar os utilizadores da Quinta de Pentieiros e a população em geral, para a necessidade de repovoar a Floresta com espécies autóctones.


De 24 a 26 de março a Área Protegida vai marcar presença na ‘VIII Feira do Ambiente e Energia’, divulgando o próprio espaço classificado, a Quinta de Pentieiros e disponibilizando várias atividades associadas ao Projeto “Ponte de Lima - Pulmão do Alto Minho”.




0 comentário

Commenti


bottom of page