Ponte de Lima: Capela da Casa dos Condes d'Aurora guarda 300 anos de memórias | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Ponte de Lima: Capela da Casa dos Condes d'Aurora guarda 300 anos de memórias

Atualizado: 17 de ago. de 2023

No passado sábado, 12 de agosto, celebrou-se a efeméride (embora a data oficial seja 4 de agosto) dos 300 anos da fundação da capela da Casa de Nossa Senhora da Aurora (1723-2023), conhecido solar barroco na sede do concelho de Ponte de Lima. O evento reuniu seis dezenas de convidados do país e do estrangeiro.




cinco homens e uma mulher posando junto ao altar de uma capela

O programa começou na capela, com palestra do historiador Miguel Ayres de Campos Tovar sobre a fundação do templo a 4 de agosto de 1723, escritura celebrada em Ponte de Lima e cujo fundador João Sá Sotto Mayor era Desembargador da Relação da Baía, então capital do Brasil. A comitiva seguiu visita guiada ao palacete no qual se destacam mobiliários dos séculos XVII e XVIII, relógios de caixa e outros modelos, porcelanas raras, assim como várias artes decorativas. De referir que o valioso recheio está protegido por um sofisticado sistema de alarmes.


O Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa; o Administrador do Conselho Europeu de Investigação, Victor Gomes, que veio da Bélgica; Monsenhor José Caldas, vigário geral da diocese e pároco de Ponte de Lima; Manuel Pereira, presidente local da Liga dos Combatentes; José Inácio Faria, ex-eurodeputado e atual da Assembleia Municipal de Lisboa e assessor jurídico do município; José Leitão, ex-comandante do contingente militar português na NATO em missões no Kosovo e Timor-Leste; o historiador Adelino Tito de Morais; família dos Condes de Aurora, proprietários do solar, foram alguns dos presentes no evento, que reuniu entre 60 a 70 pessoas.

pessoas junto a uma mesa com comidas variadas

No seu discurso, o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, elogiou a casa e família com trezentos anos de memórias naquele espaço com enaltecimento a uma cama Namban com quatrocentos anos de existência (classificada tesouro nacional em 2018) e a figura dos dois últimos condes de Aurora: o último embaixador junto da Santa Sé e o pai, célebre escritor nos domínios da história, romance, etnografia.


A encerrar o evento, foi servido um requintado Loureiro de Honra - Vianna, do Solar do Louredo, e doces e salgados da Confeitaria Havaneza; da pastelaria Sereia do Lima e da família, num programa com coordenação do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima e serviço de vinho por Guilherme Galante, promotor de produtos regionais do Alto Minho em Lisboa.

pessoas reunidas à volta de uma mesa com comida variada

Fotos: © José Inácio Faria



0 comentário
bottom of page