top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Ponte de Lima celebra os 500 anos do nascimento de Luís de Camões

14 de Maio, 2024

“Viajar com… Luís de Camões” é a mais recente edição da Direção Regional de Cultura do Norte, em parceria com a Opera Omnia, que será apresentado em Ponte de Lima, na Biblioteca Municipal, no dia 18 de maio, às 15h00, com a presença do autor, o Professor Doutor Seabra Pereira. A apresentação do livro acontece em celebração dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões.




capa de livro e fachada da Biblioteca Municipal

O Município de Ponte de Lima associa-se, assim, à celebração dos 500 anos do nascimento do autor de “Os Lusíadas”, promovendo a apresentação da obra “Viajar com… Luís de Camões”, que dá a conhecer algumas das viagens do poeta, através de um passeio pelos seus cenários e em diversas geografias.


Um livro que integra a coleção “Viajar com… Os Caminhos da Literatura”, que divulga os escritores nascidos na região Norte de Portugal, que aqui viveram e trabalharam, que por aqui passaram ou abordaram este território na sua obra. Um roteiro de base literária, desenhado a partir da obra de cada escritor, que narra e descreve, evoca e convoca o património natural e cultural da região, a paisagem, os lugares, as tradições e rituais, a gastronomia, a gente e a memória, a experiência e a história.


"Uma obra e uma sessão a não perder. Aproveitem a oportunidade e marquem presença neste evento dedicado ao mais importante escritor de língua portuguesa, poeta e dramaturgo, Luís de Camões", convida o Município.

 

Sobre o autor:

Doutor pelas Universidades de Poitiers e de Coimbra, professor da Faculdade Letras de Coimbra e na Universidade Católica; foi professor convidado no Instituto Politécnico de Macau. Coordenador científico do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos; diretor da revista Estudos (CADC); diretor do Secretariado Nacional para a Pastoral da Cultura (Portugal); membro do Conselho Executivo da Fundação Inês de Castro e do Conselho de Patronos da Fundação Arpad Szenes — Vieira da Silva. Tem integrado os júris dos principais prémios literários de Portugal e da CPLP, nomeadamente do Prémio Camões, do Grande Prémio Leya e dos Prémios da Associação Portuguesa de Escritores. Figura de referência nos Estudos sobre Camões, Decadentismo, Simbolismo, Neo-Romantismo e Modernismo, é autor de cerca de quinhentas conferências e palestras, de numerosos ensaios e estudos monográficos, de edições críticas ou pracríticas (Obras de Gomes Leal, Raul Brandão, Florbela Espanca, etc.), de centenas de artigos em revistas especializadas e verbetes em enciclopédias, e de uma vintena de livros, com destaque para: Decadentismo e Simbolismo na Poesia Portuguesa (1975); Do Fim-de-Século ao Tempo de Orfeu (1979); Autour de la Themátique Politique et de L'Engagement dans la Litterature Portugaise (1982); L'Action Litteraire et ('Oeuvre Poetique de Joao de Barros) (1983); 0 NeoRomantismo na Poesia Portuguesa (1999), 2 vols.; vol. VII da História Critica da Literatura Portuguesa: Do Fim-De-Século ao Modernismo (1995); Antonio Nobre: Projecto e Destino (2000); 0 Essencial sobre Antonio Nobre (2001); 0 Tempo Republicano da Literatura Portuguesa (2010); Aquilino — a escrita vital (2014), Premio de Ensaio da Associação Portuguesa de Críticos Literários; 0 Delta Literário de Macau (Macau, 2015), Prémio de Ensaio da Associação Portuguesa de Escritores.




0 comentário

Comments


bottom of page