top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Ponte de Lima dedica próxima sessão de "Memórias Literárias" a Herberto Helder


Dando continuidade à promoção do projeto “Memórias Literárias”, o Município de Ponte de Lima prossegue a sua aposta na disseminação da memória, da herança e identidade culturais locais, nacionais e estrangeiras. De 1 de outubro a 31 de dezembro, a Biblioteca Municipal de Ponte de Lima faz tributo ao poeta e homem enigmático Herberto Helder.

São escritores os protagonistas deste programa literário, dinamizado pela Biblioteca Municipal, e o escolhido desta edição será o nome daquele que é considerado, por muitos, "o maior nome da poesia portuguesa da segunda metade do século XX". A Biblioteca vai dar a conhecer a vida e obra de Herberto Helder e "compreender a lucidez, o desassombro e a ironia transposta para o contexto poético português contemporâneo", referem.


Autor de uma obra que é "um universo inteiro", Herberto Helder foi sempre avesso à exposição pública, recusando todos os mecanismos de mediatização, entrevistas, fotos, prémios, conferências. Esta é a oportunidade de mostrar o universo de um poeta genial, misterioso, visionário, trabalhador incansável das metáforas e dos símbolos, mais voltado para os enigmas da vida do que para o banal quotidiano, consensualmente amado, mas não tão lido quanto a sua obra merecia. Um poeta que viveu para o ofício poético e que estendeu a língua portuguesa a uma nova exuberância.






0 comentário

Comentarios


bottom of page