top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Ponte de Lima desafia famílias a adotar uma ação por dia no “Diário da Sustentabilidade”

O Município de Ponte de Lima, em articulação com o Serviço da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos lançou ontem, Dia Mundial da Educação Ambiental, o livro “Diário da Sustentabilidade – Uma Ação Por Dia, a Caminho da Sustentabilidade” em que, ao longo de 365 páginas são dados dicas e conselhos para cada dia adotarmos uma ação em prol da sustentabilidade, enquanto comunidade, tentando cumprir os 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - da Agenda 2030.





capa do livro com uma vaca a olhar de frente

Organizado por sete capítulos, o “Diário da Sustentabilidade” inicia com O Mundo Rural; Ambiente e Comunidades Locais; Biodiversidade; Tecnologia e Energia; A Nossa Casa; No Dia a Dia, e termina com o capítulo Sustentabilidade no Natal. É uma publicação disponível também em versão online, atendendo a que muitas das atividades podem ser feitas dessa forma, bastando, para isso, seguir os vários QR Codes.

mulher sentada mexendo no telemóvel

Na sessão de apresentação, que decorreu nos Paços do Concelho de Ponte de Lima, o Vereador com os Pelouros das Florestas e Biodiversidade/Ambiente e Espaços Verdes, Gonçalo Rodrigues, explicou que a obra agora editada “nasce de um trabalho que foi desenvolvido pela Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos em tempos de pandemia, na tentativa de manter a ligação àquilo que era o seu público-alvo, nomeadamente, os alunos das escolas, com as atividades de educação ambiental que, normalmente, eram promovidas”. A Área Protegida das Lagoas foi, então, lançando desafios diários na Internet, meio privilegiado aquando das restrições impostas pela COVID-19, sendo que os desafios lançados alcançaram um público mais abrangente.

dois homens de fato escrevendo num livro em cima de uma mesa
Vereadores Carlos Lago e Gonçalo Rodrigues

Limitado a 1000 exemplares, o “Diário da Sustentabilidade” vai ser entregue nas bibliotecas das escolas do concelho, “podendo servir também como recurso pedagógico”, diz Gonçalo Rodrigues, acrescentando que o livro estará igualmente disponível na versão digital “para chegar ao maior número de pessoas que puder atingir”. No fundo, o que “o Diário da Sustentabilidade pretende é que as pessoas possam refletir um bocadinho naquilo que são as suas atividades do dia a dia; se têm de alterar ou não comportamentos, por forma a que possamos ser todos mais sustentáveis, a nível individual e a nível de comunidade, e com isto ajudarmos a ser um concelho mais sustentável, um país mais sustentável e, por que não, um planeta mais sustentável?”, desafiou o Vereador.

homens e mulheres numa sala folheando um livro

Coordenado pelo Serviço da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos, “Diário da Sustentabilidade”, explica Sandra Pereira, responsável técnica pela Área Protegida das Lagoas, “tem vários assuntos, desde atividades relacionadas com resíduos, com reciclagem, com a floresta, com a sustentabilidade na época do Natal, com o mundo rural… Há uma série de temas que são abordados no livro, precisamente, para que haja uma ação por dia em diferentes temáticas que as pessoas podem fazer, tendo em conta, sempre, o princípio da sustentabilidade”, frisou.

mulher de pé numa sala durante uma apresentação
Sandra Pereira apresentou a obra

O livro pode ser trabalhado pelas crianças, pelas famílias, pelos professores com as turmas, pelo público em geral, e visa estimular a mudança de mentalidades e comportamentos; permitir opções de vida mais saudáveis e equilibradas e, ainda, divulgar projetos e ações que o Município de Ponte de Lima tem vindo a desenvolver no âmbito dos ODS.

página do livro com os ODS



Comments


bottom of page