top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Ponte de Lima e AFL promoveram sessão de esclarecimento aos programas de financiamento na floresta


Reunião teve como objetivo avaliar e discutir os constrangimentos existentes na apresentação de candidaturas aos programas de financiamento para realização de investimentos na floresta.

No âmbito da estratégia municipal para o desenvolvimento e preservação da floresta do concelho, a Câmara Municipal de Ponte de Lima com a colaboração da Associação Florestal do Lima (AFL), promoveu no passado dia 16 de novembro, uma sessão de esclarecimento com as Entidades gestoras das unidades de baldio do concelho (juntas de freguesia e conselhos diretivos de baldios).


Assim, foi realizada uma breve apresentação dos apoios existentes, dos requisitos exigidos aos promotores, e de constrangimentos que podem impedir as unidades de baldio de concorrerem e beneficiarem destes apoios. "Foram discutidas várias questões que preocupam os gestores dos baldios, nomeadamente a questão do pastoreio e a falta de recursos para a gestão e preservação destes espaços, assim como o afastamento da população relativamente à floresta.", destaca o Município em comunicado.


O Município e a Associação Florestal do Lima, manifestaram a "disponibilidade para apoiar e trabalhar em conjunto no encontro de soluções, reconhecendo as dificuldades tendo em conta o estado atual da floresta, os riscos a que está sujeita e a obtenção de resultados a longo prazo.", referem.


Estiveram presentes, em representação da câmara municipal, o Vereador Gonçalo Rodrigues e as técnicas do gabinete florestal, técnicas da Associação Florestal do Lima e representantes de 13 unidades de baldio.


De acordo com o Município, "todos os presentes, reconhecem a enorme potencialidade que a floresta representa no concelho" e a sua importância para a qualidade de vida das populações pelos diversos benefícios que apresenta, sejam eles de caráter ambiental, social ou económico, "manifestando vontade em trabalhar na defesa, preservação e valorização destes espaços.", concluem.






0 comentário

Комментарии


bottom of page