top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Ponte de Lima entrega Prémio que reconhece estudos de investigação em História Medieval Portuguesa

O Prémio A. de Almeida Fernandes destina-se a reconhecer e incentivar estudos de investigação em História Medieval Portuguesa e homenagear Armando de Almeida Fernandes, investigador e autor de uma notável obra histórica. No próximo dia 24 de novembro, pelas 18h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ponte de Lima decorrerá a cerimónia de entrega do Prémios aos contemplados da edição de 2023.





capa do evento e edifício da câmara com jardins

Em nota enviada às redações, o Município de Ponte de Lima sublinha que o Prémio A. de Almeida Fernandes, para além de reconhecer estudos de investigação em História Medieval Portuguesa e homenagear o investigador e autor que dá nome ao prémio, tem ainda como propósito servir "de estímulo e exemplo aos vindouros", bem como incentivar o estudo das áreas a que Armando de Almeida Fernandes dedicou a sua vida.


Nessa conformidade, o júri do Prémio A. de Almeida Fernandes 2023 – destinado a trabalhos editados e/ou obras publicadas e a obras originais não publicadas nos dois anos anteriores, versando História Medieval Portuguesa A. de Almeida Fernandes –, constituído pelos Professores Doutores Hermínia Maria de Vasconcelos Vilar (Universidade de Évora), José Augusto de Sottomayor-Pizarro (Universidade do Porto) e Bernardo Vasconcelos e Sousa (Universidade Nova de Lisboa) deliberou, por unanimidade, atribuir o Prémio A. de Almeida Fernandes 2023 ex-eaquo às obras intituladas Memória de um mosteiro: Lorvão séculos IX-XII: história de uma comunidade masculina e A peste negra em Portugal: os casos do Entre-Douro-e-Minho e do Entre-Tejo-e-Odiana, da autoria de Maria Alegria Fernandes Marques e André Filipe Oliveira da Silva, respetivamente. Foi ainda deliberada atribuir a menção honrosa à obra Setúbal, um pólo de poder da Ordem Militar de Santiago no final da Idade Média, da autoria de Ana Cláudia Oliveira Silveira.


A cerimónia de entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes terá lugar no próximo dia 24 de novembro, às 18h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ponte de Lima, com entrada livre.






0 comentário

コメント


bottom of page