Ponte de Lima lança concurso para Cartaz Oficial Feiras Novas 2026 | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa
- há 36 minutos
- 2 min de leitura
11 de dezembro, 2025.
A Associação Concelhia das Feiras Novas (ACFN) acaba de lançar o concurso para a criação do cartaz oficial da edição de 2026, convidando artistas e criativos a darem a sua visão à “Romaria de Portugal”. O objetivo é promover o envolvimento da comunidade e a criatividade na divulgação de um dos maiores e mais antigos eventos da região, cuja identidade visual será escolhida através de um processo que inclui a votação pública dos cidadãos limianos.
O concurso para a imagem das Feiras Novas 2026, que anualmente dinamiza a criação artística em torno da festa limiana, está aberto a todos os interessados, sejam eles participantes a título individual ou em equipa. De acordo com o regulamento, cada concorrente só poderá apresentar uma única proposta, sendo fundamental que o trabalho seja original e inédito, criado especificamente para este certame.

"Com esta iniciativa, a Associação Concelhia das Feiras Novas procura valorizar a criatividade artística local e nacional, envolvendo a comunidade na construção da identidade visual das Feiras Novas, expressão viva da cultura popular minhota e símbolo maior da tradição e cultura do concelho", sublinha a ACFN em comunicado.
Requisitos e Submissão
Os artistas têm até ao último dia do mês de fevereiro de 2026 para submeter as suas propostas. O cartaz deve seguir o formato de 50x70 cm com orientação vertical e incluir obrigatoriamente as menções “Feiras Novas”, o ano da edição e as respetivas datas. Além do cartaz em si, é exigido um texto descritivo detalhando o trabalho desenvolvido.
É importante notar que, após a submissão, as propostas passam a pertencer à Associação até à exposição pública, não sendo permitida a sua divulgação prévia pelos autores.
Processo de Seleção e Votação Pública
A escolha do cartaz vencedor será feita em duas fases distintas. Numa primeira etapa, um júri composto por cinco elementos será responsável por avaliar critérios como:
A eficácia da mensagem;
A originalidade e criatividade;
A qualidade técnica e estética.
Este painel selecionará um máximo de 10 propostas finalistas. Estas obras passarão, de seguida, para a fase de votação pública, onde os cidadãos limianos terão a palavra final.
A votação decorrerá numa plataforma digital criada para o efeito ou por mensagem SMS, sendo permitido apenas um voto por cidadão, mediante registo prévio. O cartaz mais votado será, então, proclamado como a imagem oficial das Feiras Novas 2026, "a grande festa minhota" que está prestes a celebrar o seu bicentenário.








