Ponte de Lima Lidera Restauro Ecológico Europeu e Apresenta Novo Projeto | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa

- 1 de mai.
- 2 min de leitura
01 de maio, 2025.
O Município de Ponte de Lima continua a afirmar-se como uma referência europeia em matéria de restauro ecológico, com um trabalho contínuo na Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos. Após a participação bem-sucedida em projetos como o LIFE FLUVIAL e o MERLIN (Horizon 2020), o município acaba de ser selecionado como uma das cinco regiões associadas ao projeto Restore4Life, no âmbito do Horizonte Europa. Este novo projeto será apresentado no próximo dia 7 de maio, no Centro de Interpretação Ambiental das Lagoas.
Ponte de Lima tem vindo a implementar uma estratégia consistente de restauro ecológico na Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, um espaço natural de elevada importância ambiental. O trabalho desenvolvido ao longo dos anos incluiu a gestão ativa do território e a participação no Projeto LIFE FLUVIAL, que permitiu a recuperação de mais de 20 hectares de florestas aluviais de amieiro, um habitat prioritário, em terrenos adquiridos pelo município.

O reconhecimento do trabalho desenvolvido valeu a Ponte de Lima um convite da Universidade Alemã de Duisburg-Essen para integrar a candidatura ao Programa Europeu Horizon 2020. O Projeto MERLIN foi aprovado, integrando a Área Protegida como um dos 18 casos de estudo a nível europeu. Através da implementação de soluções baseadas na natureza (SbN), o projeto tem contribuído para a melhoria do estado de conservação dos ecossistemas, com impactos positivos na biodiversidade, na conectividade entre habitats e nos serviços ecossistémicos.
Dando seguimento a este trabalho e visando a continuidade da monitorização e do restauro ecológico na Área Protegida, o Município de Ponte de Lima submeteu, em 2024, uma candidatura à convocatória lançada pela Katholische Universität Eichstätt-Ingolstadt, no âmbito do programa Horizonte Europa. O projeto “Restore4Life: Restoring wetlands for a sustainable future” enquadra-se na missão europeia de “Restaurar os nossos Oceanos e Águas”.
Ponte de Lima e a sua Área Protegida foram selecionadas como uma das cinco regiões associadas ao projeto Restore4Life, sendo a única representante de Portugal. Juntam-se assim a regiões da Bélgica, Ucrânia, Arménia e Roménia. Financiado pelo programa Horizonte Europa, o projeto pretende contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) através de uma abordagem abrangente e interdisciplinar. Um dos pilares do Restore4Life é o envolvimento da comunidade local nos planos de restauro, com o objetivo de reforçar os esforços regionais de mitigação das mudanças climáticas e impulsionar a economia local. O projeto promove ainda a partilha de informação e a colaboração entre projetos semelhantes, gerando ferramentas valiosas para apoiar as atividades de restauro ecológico.
O Projeto Restore4Life e o caso de estudo a ser implementado na Área Protegida, com a colaboração científica do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, serão apresentados no dia 7 de maio, no Auditório do Centro de Interpretação Ambiental das Lagoas. O Workshop, destinado a stakeholders do projeto, contará com a presença dos coordenadores e entidades parceiras de diversos países europeus.
Mais informações sobre os projetos de restauro ecológico em Ponte de Lima estão disponíveis em tmsm.pt.












Comentários