Ponte de Lima promove a Exposição “Os Maios” | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Ponte de Lima promove a Exposição “Os Maios”

Atualizado: há 12 horas

Ponte de Lima é referência a nível nacional e internacional pela singularidade do seu património, mas também pela unicidade da sua cultura, tradições e costumes. Assim, para preservar a tradição secular que acontece no quinto mês do ano, vai promover a Exposição "Os Maios" entre os dias 1 e 5 de maio no exterior do edifício dos Paços do Concelho.



giestas amarelas num campo

"Esta parceria que se mantem sólida e assente na comemoração e valorização das nossas tradições e costumes, tem proporcionado a realização da Exposição d’Os Maios, no centro histórico da vila, ano após ano e atrai um número elevado de visitantes a Ponte de Lima, que lisonjeiam a forma peculiar e entusiasta de manter vivas as tradições do território", refere a autarquia em nota de imprensa.

 

"É importante valorizar este legado de costumes especiais, tão identitários do nosso concelho, sendo estas comemorações e tradições que elevam Ponte de Lima para um pertinente patamar de distinção", defende.

 

É com "muita satisfação e orgulho" que o Município de Ponte de Lima, pretende dar continuidade a esta celebração em conjunto com as Juntas de Freguesia, Escolas, IPSS e outras entidades do Concelho.

 

Assim, convida a população e forasteiros a visitarem a Exposição “Os Maios” entre os dias 1 e 5 de maio no exterior do edifício dos Paços do Concelho. Podem contemplar a criatividade, a forma diversificada de elaboração e imaginação de todos os “Maios” presentes, elaborados pelas diferentes entidades do concelho.

cartaz da exposição com uma coroa de flores e um laço amarelo

A tradição dos Maios ou das Maias


O dia 1 de maio é chamado o Dia das Maias ou dos Maios. Um pouco por todo o país, principalmente no meio rural, manda a tradição que se enfeite as janelas com giestas amarelas na noite de 30 de abril para 1 de maio. É uma tradição muito antiga, ligada à primavera e aos rituais da agricultura.


É também comum colocar giestas nos ferrolhos das portas, nos automóveis e anexos das casas, como, por exemplo, nos currais onde dormem os animais e garagem. Também se costuma fazer coroas de flores, com as flores da época e põe-se uma coroa na porta principal da casa.


Os nossos antepassados já faziam isto para assinalar o fim do inverno e para pedir proteção e fertilidade para a terra.


Assim, as casas eram enfeitadas de noite, para estarem todas cheias de flores quando o dia nascia. Dessa forma afastavam-se “os maus espíritos”.


Esta tradição chama-se “as maias”, “os maios” ou “a flor do maio” e é diferente consoante as regiões do país. Também se diz “pôr as maias à porta”. Tradicionalmente, usa-se giestas porque são flores muito abundantes nesta altura do ano e porque como são amarelas representam a luz, a vida.




 





0 comentário
bottom of page