top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Ponte de Lima promove palestra dedicada a José Saramago



No âmbito das comemorações do Centenário do nascimento de José Saramago, o Município de Ponte de Lima vai promover uma palestra direcionada para alunos do ensino secundário e para professores, intitulada "Introdução didática à leitura de 'O Ano da Morte de Ricardo Reis' de José Saramago".

Esta ação, que se constitui como "uma oportunidade privilegiada para se prestar uma homenagem ao escritor e à sua obra", será dinamizada pelo Professor Doutor José Cândido de Oliveira Martins, no auditório rio Lima, dia 25 de novembro, pelas 10h30.


O evento será enriquecido com momentos musicais protagonizado pelos alunos e professores da Academia Fernandes Fão, polo de Ponte de Lima.


"Concretiza-se, assim, um verdadeiro trabalho em rede, fomentando parcerias e rentabilizando recursos entre o Município de Ponte de Lima e os Agrupamentos de Escolas do concelho, tendo como premissa a promoção do vasto património literário português, o fomento dos hábitos individuais e sociais de leitura e do mundo artístico, a divulgação da cultura escrita, e de um melhor conhecimento da língua portuguesa.", frisa o Município em comunicado.


De relembrar que José Saramago nos deixou um legado intelectual e literário notável que envolve domínios tão diferentes, mas complementares, que fornecem múltiplas e impressivas representações do nosso mundo e propõem diferentes respostas aos problemas que enfrentamos.


José Saramago

José Saramago é o primeiro escritor português a receber, em 1998, o Prémio Nobel da Literatura. Recebeu também o Prémio Camões, o mais importante reconhecimento do contributo para o património literário e cultural da língua portuguesa.

Autor de romances memoráveis.

As suas ideias políticas e religiosas, que sempre defendeu com paixão, suscitaram numerosas controvérsias. Grande defensor do fortalecimento dos laços entre Espanha e Portugal, desde meados dos anos 90 alternou a sua residência entre Lisboa e Tías, na ilha de Lanzarote, onde morreu em 2010.



0 comentário

Комментарии


bottom of page