Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Ponte de Lima recomenda às Águas do Alto Minho a suspensão imediata da faturação

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou ontem, em reunião de câmara recomendar às Águas do Alto Minho a suspensão imediata de toda a faturação e a melhoria do serviço de atendimento ao público.

Ponte de Lima recomenda às Águas do Alto Minho a suspensão imediata da faturação

A proposta, aprovada por unanimidade considera que:


“As Águas do Alto Minho (AdAM) enquanto entidade responsável pela exploração e gestão do sistema de águas da região do Alto Minho e pela prestação de serviços de abastecimento e saneamento de águas residuais nos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira foi constituída, como todos sabemos, no âmbito de uma parceria pública para a qual se assumiu, como um dos pressupostos fundamentais à sua criação, a garantia da qualidade do serviço prestado à população.


Foi percorrido o caminho necessário para que a sua entrada em funcionamento pudesse ocorrer sem grandes percalços, dando-se o tempo suficiente e a colaboração necessária e adequada para se alcançar essa maturidade.


Acontece, no entanto, que 4 meses após a entrada em funcionamento das Águas do Alto Minho, existem uma série de insatisfações das quais temos conhecimento, que obviamente lamentamos, e para as quais solicitamos uma intervenção urgente, nomeadamente:


  1. As anomalias detetadas ao nível da faturação têm sido demasiado frequentes, para aquilo que seria neste momento admissível, atingindo um número significativo de consumidores e gerando um conjunto de incoerências que causam, por si só, indignação e insatisfação por parte dos mesmos relativamente ao serviço prestado. Assim, com o intuito de não continuar a gerar problemas a este nível, que incontornavelmente se irão acumular e obrigarão a um desperdício de energias e tempo na sua futura resolução, quer por parte dos munícipes quer por parte da própria AdAM, propomos que seja suspensa de imediato toda a faturação até esses erros serem cabalmente corrigidos, o mais urgentemente possível, devendo essa situação ser comunicada à população. A não tomada de uma posição firme relativamente a esta questão, pode trazer danos irreversíveis ao nível da confiança que os cidadãos depositam na nova empresa.

  2. A baixa capacidade de resposta, ou mesmo a ausência de atendimento, através das várias linhas de contacto telefónico da AdAM, que deveriam neste momento ser reforçadas, na medida em que será o meio de contacto privilegiado pelos munícipes na ausência do atendimento presencial, por força das atuais circunstâncias relacionadas com o COVID-19, constitui um problema sério para o qual lamentamos não ter sido acionada uma solução atempada e eficaz, pois o atendimento online não resolve essa questão na totalidade pelos motivos que todos sabemos. Podemos considerar que neste momento há quase uma ausência de resposta às reclamações, solicitações para a celebração de contratos, comunicação de avarias, entre outras, a uma fatia considerável da população do Alto Minho, que torna toda a situação anteriormente referida ainda mais grave e perturbadora. Recomendamos, por isso, que o mais brevemente possível seja encontrada uma forma de ultrapassar este problema e promover a comunicação eficaz e eficiente dos munícipes e das empresas com a AdAM, em prol da qualidade do serviço público que se pretende garantir.”

Assim, com base nestes considerandos, o Executivo Municipal de Ponte de Lima, aprovou por unanimidade, “comunicar ao Conselho de Administração das Águas do Alto Minho a recomendação de suspensão imediata de toda a faturação até serem corrigidos todos os erros e anomalias ocorridas de forma sistemática, bem como, a entrada em funcionamento efetivo e eficaz de um atendimento telefónico que dê uma resposta cabal às solicitações da população num momento em que não se pode recorrer ao atendimento presencial.”


#local #social

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

©2020 Peneda Gerês TV