top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Portugueses debatem futuro do teatro na Comissão Europeia

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo, participou no Fórum Europeu de Teatro 2023, que decorreu entre 10 e 14 de maio, no Teatro JK Opole, na Polónia e que juntou representantes de mais de meia centena de teatros nacionais e companhias independentes do continente europeu.




grupo de pessoas posando para a foto em frente a um edifício de vidro

Durante cinco dias, os teatros membros da European Theatre Convention estabeleceram um diálogo de alto nível com a Comissão Europeia para elaboração de um novo roteiro para o setor do teatro na Europa.


Heidi Wiley, Diretora Executiva da organização, afirmou: "É raro ter a oportunidade de refletir tão profundamente sobre os temas mais prementes do nosso setor: a crise climática, a transição digital e a importância do teatro para a sociedade. E é ainda mais raro ter a oportunidade de o fazer em eventos específicos no mesmo local e com decisores políticos”, cita o Teatro do Noroeste numa nota enviada às redações.


Por seu turno, para Georg Hauesler, Diretor de Cultura, Criatividade e Desporto da Comissão Europeia, também citado na mesma nota: “Todos compreendemos que a cultura deve desempenhar um papel muito mais importante no projeto europeu, que é demasiado orientado para a economia, a política externa, o dinheiro, as infraestruturas, que são todos importantes. Mas falta-lhe um coração. Um cérebro. Falta-lhe algo que fale às nossas entranhas. É esta a tarefa da cultura. Penso que precisamos realmente de uma mudança na política da União Europeia para colocar a cultura a um nível muito mais elevado e utilizar a cultura como uma forma de integridade, na sua diversidade, da União Europeia e da sociedade civil.”


Em junho, a Comissão Europeia publicará o documento com as conclusões oficiais e o roteiro que ficará conhecido como Recomendações de Opole, e que será apresentado no evento Conversas sobre o Teatro Europeu durante o Festival de Avignon, em França, no próximo mês de julho.

A próxima Conferência Internacional de Teatro da European Theatre Convention terá lugar no Teatro Nacional de Timisoara, na Roménia, de 9 a 11 de novembro de 2023, enquadrada no programa de Timisoara como Capital Europeia da Cultura 2023.



0 comentário

Comments


bottom of page