top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Praia do Cabedelo em Viana do Castelo conquista Bandeira Azul há 20 anos consecutivos

A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação atribuiu à praia do Cabedelo o certificado de 20 anos consecutivos com Bandeira Azul, sinónimo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente.




praia em forma de meia-lua com areia dourada e água azul límpida

Esta distinção entregue à Câmara Municipal de Viana do Castelo visa elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.


O certificado foi entregue à Praia do Cabedelo no âmbito da Cerimónia Bandeira Azul 2023, que aconteceu no Auditório do Templo da Poesia, no Parque dos Poetas, em Oeiras. Esta cerimónia destinou-se aos Promotores Bandeira Azul, aos representantes do Júri Nacional do Programa e a todas as entidades envolvidas na gestão e na manutenção das zonas balneares, das marinas, dos portos de recreio e das embarcações ecoturísticas.

certificado da bandeira azul

Com o objetivo de assinalar o fim da época Bandeira Azul 2023, neste encontro foram atribuídos os prémios dos concursos, entregues os certificados das praias, marinas e embarcações galardoadas e apresentadas as conclusões dos projetos e das parcerias que decorreram ao longo deste ano.


Situada na margem sul da foz do Rio Lima, de areia fina e rodeada de dunas e de pinhal, a Praia do Cabedelo assume-se como uma baía em forma de meia-lua que apresenta um extenso areal e aberto, com condições que se apresentam como verdadeiramente extraordinárias para a prática de desportos náuticos.


Tendo em conta as condições de vento existentes no local, a Praia do Cabedelo é excelente para praticantes de todos os níveis. Se os principiantes encontram ótimas condições nas águas mais tranquilas junto à baía, os mais experientes poderão desfrutar em pleno de condições mais desafiantes, apenas a uns metros de distância.


O Cabedelo é constituído por dois espaços de areal: uma praia com um pequeno areal do lado norte do esporão, caracterizada por ventos fortes, ideal para a prática de desportos radicais e windsurf; do lado sul do mesmo esporão temos uma segunda praia, com um extenso sistema dunar, um areal a perder de vista de areia dourada e fina e um mar transparente, onde apetece “dropar” uma onda e praticar Surf ou Kitesurf.


É a praia vianense mais afamada para a prática de desportos náuticos e, por isso, ao longo do ano, o seu areal é pintado pelas cores dos desportistas vindos um pouco de todo o mundo.




0 comentário

Comments


bottom of page