29 de Maio, 2024
O Presidente da Assembleia da República Portuguesa, José Pedro Aguiar-Branco, vai estar presente na Festa do Corpo de Deus - Coca de Monção, no dia 30 de maio, quinta-feira, feriado nacional, participando na Eucaristia, na Igreja Matriz, na Procissão Solene, pelas ruas do centro histórico, bem como no tradicional combate entre S. Jorge e a Coca, no Anfiteatro Natural do Souto, revelou a autarquia.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, “A visita do Presidente da Assembleia da República é um orgulho enorme para todos os monçanenses. Agradecemos a sua presença e, como é nossa caraterística, vamos receber Sua Excelência com grande entusiasmo, simpatia e hospitalidade.”
A solenidade das festividades do Corpo de Deus – Coca de Monção transporta Monção para um patamar superior, no que à cultura tradicional portuguesa diz respeito. Nesta comunhão perfeita entre o sagrado e o profano, o ponto alto das celebrações tem lugar no dia 30 de maio, com a procissão solene que percorre as ruas da vila, seguida do combate entre a Coca e o São Jorge, no Anfiteatro Natural do Souto.
"De 29 de maio a 2 de junho, visite Monção e desfrute de uma programação cultural diversificada e baseada em espetáculos de rua, que dinamizará os locais mais emblemáticos da vila e culminará no tradicional Cortejo Etnográfico, o qual dá a conhecer os costumes e as tradições das freguesias do nosso concelho", convida o Município de Monção.
Esta quarta-feira, 29 de maio, destaque para o espetáculo "Éden" - Théâtre Jaleo, às 21h30 na Praça da República.
“7... Assim como os sete pecados capitais: Quem pode citar todos eles? De um público para outro ninguém consegue, um ou dois sempre perdem. Então, para que conste, eles são: orgulho, ganância, gula, raiva, inveja, preguiça e luxúria. 7 pecados, como 7 pequenas histórias que estariam ligadas entre si, sem transição, sem qualquer ligação
entre eles, exceto que talvez cada um carregue a vontade de falar com você... sobre você. Como um pequeno cabaré maravilhoso da sombra que todos carregamos... Bem-vindo ao Éden!” , lê-se na sinopse.
Quinta-feira, 30 de maio, feriado nacional do Corpo de Deus, inicia às 8h00 com Alvorada, e às 9h30 entra o Grupo de Bombos de Pias, ao qual se segue, às 10h00, a Arruada da Coca. Entre as 10h00 e as 16h30, na Praça da República vão decorrer Workshops circenses para crianças e famílias. Com malabares e equilíbrio.
Às 15h00, na 15h00 Praça da Deu-la-Deu tem lugar o Espetáculo Itinerante “Duo de clowns”- MUDATE.
"Duas personagens apresentam um show cómico de magia, malabarismo, equilibrismo e muito mais. Um momento marcado pela curiosidade, encanto e muitas gargalhadas. Estes personagens também se enquadram na itinerância pelo espaço e consecutiva interação com as pessoas. Ao longo do trajeto, vão fazendo paragens em alguns locais, para apresentarem truques", explica nota da organização.
Às 16h30 - Entrada da Fanfarra Deu-la-Deu Martins; às 17h00 - Eucaristia e Procissão Solene; às 18h30 no Anfiteatro Natural do Souto vai decorrer o Espetáculo “A Força de S. Jorge”, com espetáculo musical de criação comunitária inspirado no território e tradições. Em parceria com o Grupo Porbatuka. Pelas 19h00, o Anfiteatro Natural do Souto acolhe o tão esperado Combate entre a Coca e S. Jorge. Por fim, às 21h30 na Praça da República tem lugar o Espetáculo “Éden” pelo Théâtre Jaleo.
Na sexta, 31 de maio, às 17h00 o Museu Monção & Memórias acolhe a Inauguração e entrega de prémios da exposição “Concurso Coca de Monção ’24”.
"Um desafio à liberdade criativa, ao arrojo e inovação artística, tendo como percursor a figura mitológica da “Coca de Monção”. Uma busca por novas formas de interpretação, imaginação e perspetiva diferenciadora da figura do lendário Dragão de Monção. Este concurso pretende estimular a participação de todos/as com o objetivo de reforçar, ainda mais, a iconicidade da Coca de Monção, o mítico dragão monçanense."
Às 18h00, na Praça Deu-la-Deu, palco para o Espetáculo “Monotrux” - Wandré Gouveia.
"Petúnio é um andarilho que leva consigo apenas um carrinho repleto de cacarecos tecnológicos que recolhe pelo caminho. Deles, sozinho, fez uma máquina sonora
que busca captar algum sinal longe do pequeno universo onde vive. Enquanto tenta comunicar com o mundo exterior, acaba surpreendido com a descoberta
de um novo ser. Agora ele precisa de cuidar dessa criatura e ensiná-la a conviver com o outro." - sinopse. Este espetáculo mistura comédia física, música, equilibrismo e teatro de animação com uma ave, digamos, bastante curiosa.
Às 21h30 na Praça da República - Espetáculo “Éden” – Théâtre Jaleo.
No sábado, 1 de junho, Dia Mundial da Criança, entre as 10h30 – 16h30, na Praça da República, vão acontecer Workshops circenses para crianças e famílias - Com malabares e equilíbrio.
Pelas 11h00, a Praça Deu-la-Deu acolhe o Espetáculo “A Aventura dos Marinheiros” Mult Tiki Taki : "Vamos embarcar numa aventura com marinheiros extraordinários e destemidos. Mergulhe numa atmosfera do verão e do mar. Navegaremos no navio e fugiremos aos tubarões. E a peculiaridade da nossa atuação serão as inusitadas bolhas de sabão, que estarão presentes o tempo todo."
Às 16h30, repete o Espetáculo “Monotrux” - Wandré Gouveia, na Praça Deu-la-Deu. Às 18h30, no mesmo local, Espetáculo “Classic Bubble Show” pelos Mult Tiki Taki
"Durante o show, a nossa artista demonstra vários truques de magia com bolhas de sabão ao som de uma música especial. Este espetáculo é indicado para todas as idades, para crianças e adultos, pois impressiona pela sua beleza."
Às 21h30 a Praça Deu-la-Deu é palco do Concerto da Banda Musical de Monção.
Domingo, 2 de junho, 10h30 – 16h30 na Praça da República, Workshops circenses para crianças e famílias - Com malabares e equilíbrio. Às 15h00 a Praça da República e Praça Deu-la-Deu acolhem o Espetáculo itinerante “Camponeses e Gigantones” – MUDATE. "Camponeses vindos diretamente de uma aldeia isolada, chegam à cidade e ficam admirados e pasmados com tudo ao seu redor. Constantemente andam atrás das pessoas a fazer as perguntas mais parvas. Chatos mas muito cómicos, estes personagens criam situações divertidas com as pessoas, fazendo soltá-las verdadeiras gargalhadas. Possibilidade de acompanhar por dois gigantones."
Por fim, às 16h30, pelas Ruas do Centro Histórico vai passar Cortejo etnográfico, com a
participação das Freguesias e Uniões de Freguesia do Concelho.
댓글