top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Presidente da Assembleia da República visitou 'A Casa Grande de Romarigães' em Paredes de Coura

Augusto Santos Silva, Presidente da Assembleia da República, visitou na manhã desta sexta-feira ‘A Casa Grande de Romarigães’, percorrendo todos os espaços da agora reabilitada Quinta de Nossa Senhora do Amparo como centro de literatura e também de cultura, tendo por referência a obra maior de Aquilino Ribeiro.




casa com capela do século XVII

“A escrita tem de ser um motivo para viajar. Queremos transformar leitores em turistas que gostam de andar devagar pelo campo”, explicou Vitor Paulo Pereira à segunda figura do Estado português: “Queremos que a Casa Grande de Romarigães seja uma casa de literatura, uma casa de cultura que sirva para promover o nosso território e a obra literária de Aquilino Ribeiro”, realçou, citado em nota da autarquia.


Acompanhado pelo Presidente da Câmara, bem como de outros elementos do executivo como os vereadores Tiago Cunha e Maria José, Augusto Santos Silva foi também ciceroneado pelo neto do escritor, Aquilino Machado, que para além de lhe mostrar alguns dos manuscritos pertença de Aquilino Ribeiro, mas também a sua máquina de escrever e caneta, partilhou também memórias do escritor que passou largos períodos nesta casa e sobre a qual projetou a história das sucessivas gerações que a habitaram, tornando-a num dos livros mais marcantes da literatura portuguesa do século XX.

homens e mulheres posando para a foto ao ar livre

O Presidente do Parlamento inteirou-se dos propósitos do Município na reabilitação deste espaço, só possível pela estreita colaboração com a família do escritor Aquilino Ribeiro, detendo-se a contemplar a fachada barroca da capela, como qualquer um dos que visitam esta preciosidade do património edificado no concelho de Paredes de Coura.

homens de pé observando uma mesa vidrada com exemplares de livros

Acompanhou Augusto Santos Silva nesta visita à reabilitada Casa Grande de Romarigães o deputado Tiago Brandão Rodrigues, "o que releva a importância deste novo espaço cultural, que tanta história transpira sobre este lugar e os courenses, mas também o universo literário de Aquilino Ribeiro e a sua relação com a natureza", conclui.

fachada exterior de casa do século XVII

casa renovada, com torre de igreja e pátio novo


0 comentário

Comments


bottom of page