top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Presidente da CCDR-Norte vai presidir à Comissão de Honra da Romaria de Nossa Senhora d'Agonia 2024

9 de Julho, 2024

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, delegou hoje no Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte), António Cunha, a presidência da Comissão de Honra da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia de 2024, reconhecendo assim o trabalho e dedicação em prol de Viana do Castelo, da região Norte e do país. As maiores festas de Viana do Castelo decorrem de 14 a 22 de agosto.




presidente da CCDR-Norte - António Cunha

António Cunha tem sido, ao longo dos anos, presença assídua na rainha das romarias enquanto antigo reitor da Universidade do Minho e atualmente enquanto Presidente da CCDR-Norte.


António Cunha nasceu em 1961, filho de pais naturais da freguesia de Deocriste, em Viana do Castelo, e desde sempre se assumiu como apaixonado pela Romaria d’Agonia.


Licenciou-se em Engenharia de Produção na Universidade do Minho (UMinho), em 1984, e doutorou-se em Ciência e Engenharia de Polímeros (1991). Professor catedrático do Departamento de Engenharia de Polímeros, desde 2003, Investigador do IPC — Instituto de Polímeros e Compósitos, é autor ou coautor de 2 livros, 120 artigos em revistas científicas internacionais e 4 patentes.


António Cunha foi cofundador do Grupo de Investigação 3Bs, exerceu funções de Presidente da Escola de Engenharia (2005-2009) e foi Reitor da Universidade do Minho (2009-2017). Foi Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (2014-201). Presidente do Padroado da Fundação CEER (Universidades Norte de Portugal — Galiza) de 2010-2016, e Presidente do Instituto Internacional Casa de Mateus (2010 -2016), para além de ter sido Presidente do CoLab em Transformação Digital, DTx (2018 -2020).


Entre as várias distinções que foi conquistando ao longo dos anos, destacam-se a Medalha de mérito científico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, obtida em 2017, e a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, em 2018.


Em 2024, a Romaria d'Agonia vai realizar-se de 14 a 22 de agosto, assumindo-se como o expoente máximo das tradições, dos usos e costumes de Viana do Castelo. 

cartaz da Romaria de Nossa Senhora da Agonia 2024
Cartaz da Romaria de Nossa Senhora da Agonia 2024 da autoria da Blisq Creative

As origens da Romaria d'Agonia remontam a uma via-sacra referenciada em documentos do século XV. Nesse local foi construída, em 1674, a Capela do Bom Jesus do Santo Sepulcro. A devoção surgiu em 1751, quando a imagem da santa entrou na capela, o que fez aumentar de forma considerável o número de promessas e ofertas, mantendo-se até aos dias de hoje como padroeira dos pescadores.


A igreja dedicada à santa começou a ser construída em 1774 e, nove anos mais tarde, a Sagrada Congregação dos Ritos concedeu licença para que todos os anos pudesse ser celebrada naquele local, a 20 de agosto, uma missa solene, dia que, ainda hoje, é feriado municipal.





0 comentário

Comments


bottom of page