top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Professora da Universidade do Minho preside Conselho do Plano Nacional de Literacia Mediática

A professora Sara Pereira, do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho, foi nomeada para presidir o Conselho do Plano Nacional de Literacia Mediática (PNLM), por despacho conjunto dos ministros da Cultura e da Educação, deu hoje nota a UMinho. Sara Pereira coordena o novo órgão consultivo e de acompanhamento das políticas na área.





mulher de blusa azul, de braços cruzados e sorridente

O novo órgão tem funções consultivas e de acompanhamento do PNLM, conforme a resolução 142/2023 do Conselho de Ministros. O órgão inclui ainda os professores António Granado e André Martins, a jornalista Bárbara Simões e a investigadora Joana Gonçalves de Sá. A primeira reunião foi esta semana, em Lisboa, visando preparar o plano estratégico para 2024-2029.

 

“É um desafio estimulante, pois estudo esta área há três décadas e é importante afirmarmos cada vez mais a literacia mediática num mundo em constante mudança”, refere Sara Pereira, que é também investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da UMinho. "O Plano Nacional de Literacia Mediática é uma medida política há muito aguardada e que ajudará a consolidar esta área de investigação e de intervenção junto de vários públicos, não apenas o escolar", acrescenta citada em nota de imprensa.

 

PLANO VISA COMBATER A DESINFORMAÇÃO

 

O PNLM visa contrariar o défice no acesso, consulta e leitura de conteúdos informativos de imprensa e promover o combate à desinformação e à divulgação de conteúdos falsos junto da população, com especial enfoque no contexto escolar, mas chegando também aos segmentos que apresentam menores níveis de literacia mediática. Reconhece também que é fundamental desenvolver políticas públicas para combater as desigualdades e formas de exclusão que se produzem num ambiente mediático complexo. 

 

Natural do Porto, Sara Pereira fez o doutoramento em Estudos da Criança - ramo Educação para os Media pela UMinho, onde também dirigiu o Departamento de Ciências da Comunicação e os mestrados em Ciências da Comunicação e em Comunicação, Cidadania e Educação. Presidiu à secção Media Education Research da International Association for Media and Communication Research (IAMCR) e é coordenadora do MILObs - Observatório sobre Media, Informação e Literacia, do Referencial de Educação para os Media (da Direção-Geral da Educação, atualizado em dezembro de 2023) e do programa “Ouvido Crítico” da rádio Antena 1.

 

Além disso, coordena o projeto científico “bYOU - Estudo das vivências e expressões de crianças e jovens sobre os media”, foi colíder do projeto “COMEDIG - Competências de Literacia Digital e Mediática em Portugal”, ambos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e participou no projeto “Verdad y ética en las redes sociales. Percepciones e influencias educativas en jóvenes usuarios de Twitter, Instagram y YouTube (Internética)”, financiado pelo Ministério da Ciência, Inovação e Universidades de Espanha. Liderou ainda a equipa portuguesa dos projetos europeus “eMEL - e-Media Education Lab” e “Transmedia Literacy. Exploiting transmedia skills and informal learning strategies to improve formal education”, apoiados pela União Europeia.

 



コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Doar com PayPal

Publicidade

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

©2025 Peneda Gerês TV

bottom of page