No âmbito do Programa de Voluntariado “Música para Todos”, a Tuna da Universidade Sénior de Monção está a visitar as Instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho, brindando os utentes com muita música e animação.
"Este programa, promovido pelo Banco Local de Voluntariado com o apoio das IPSS's locais, tem como objetivo aproximar a comunidade das instituições de caráter social, de forma a promover experiências positivas e incentivar o espírito de solidariedade e entreajuda", explica nota da autarquia.
"Com o desenvolvimento do programa, procura-se a diminuição do isolamento dos idosos, proporcionando-lhes momentos de interação e afeto. Sem dúvida, um dia diferente para os idosos institucionalizados do concelho que, desta forma, vivenciam sensações de alegria e boa disposição", acrescenta.
A Tuna da Universidade Sénior de Monção iniciou o programa de voluntariado “Música para Todos” no dia 12 de janeiro, no Centro Paroquial e Social Padre Agostinho Caldas Afonso, em Pias, passando, no dia 26 de janeiro, pelo Centro Paroquial e Social de Merufe. Até finais de abril, visitam a APPACDM [Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental] de Monção, o Centro Comunitário S. Cosme e S. Damião, em Podame, o Centro Paroquial Social de Barbeita, o CENSO e a Santa Casa Misericórdia de Monção.
No dia 26 de janeiro, ao som do “Malhão, Malhão”, entre outras músicas do universo tradicional, os alunos da Tuna da Universidade Sénior “meteram” os utentes do Centro Paroquial e Social de Merufe a baterem palmas, a dançar e a cantarolar.
"Uma jornada revestida de alegria, emoção e carinho. Trazida pela mão amiga daqueles que cantam e tocam com o único propósito, simples e genuíno, de fazerem os outros felizes.", remata.
Comments