Projeto "Arcuenses com Ciência" traz investigador Luís Cunha ao Centro Ciência Viva dos Arcos
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Projeto "Arcuenses com Ciência" traz investigador Luís Cunha ao Centro Ciência Viva dos Arcos



A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez vai promover no próximo dia 14 de janeiro, pelas 10 horas, nas Oficinas de Criatividade Himalaya - Centro Ciência Viva dos Arcos, a palestra intitulada “O desafio de criar uma barreira de proteção invisível”, que terá como orador o arcuense Luís Cunha. Inscrições até dia 12 de janeiro.

Luís Cunha é docente da Universidade do Minho, Investigador do Centro de Física das Universidades do Minho e do Porto e Professor honorário da Universidade Transilvânia de Brasov (Roménia).


Esta iniciativa enquadra-se no âmbito do projeto “Arcuenses com Ciência” das Oficinas de Criatividade Himalaya, que "pretende dar voz a cientistas das mais diversas áreas, que de algum modo estejam ligados a Arcos de Valdevez, contribuindo para a proximidade que pretendemos fomentar entre a comunidade e a ciência.", refere o Município em comunicado.


Palestra: Nota introdutória


Alguns materiais naturais como a cortiça, são muito usados atualmente em artigos de consumo. No entanto, um dos problemas da cortiça é a facilidade com que se desgasta e se degrada quando exposta à radiação ultravioleta proveniente do Sol. Para resolver este problema coordeno um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia para criar um revestimento que proteja materiais complexos como a cortiça. Este projeto tem a participação de um instituto de investigação espanhol (Ctechnano Coatings Technologies, S.L., de San Sebastian) e duas empresas portuguesas (Amorim Cork Composites, do grupo Amorim) e a Flowco.

O grande desafio é que o revestimento usado seja eficiente, mas mantendo as propriedades intrínsecas da cortiça (ou outro material).


O evento é gratuito, mas de inscrição obrigatória, e com vagas limitadas. Para inscrição, preencha o seguinte formulário: https://forms.gle/G7fSjVEDmdoavJJVA , até dia 12 de janeiro. A iniciativa é destinada ao público em geral.


Para dúvidas ou esclarecimentos, contacte: Telf. 258 247 326 / E-mail: oficinashimalaya@cmav.pt .






0 comentário
bottom of page