Projeto do "112 Transfronteiriço" vai ser formalizado esta quarta-feira, em Valença
- Fernanda Pinto Fernandes

- 12 de dez. de 2022
- 1 min de leitura
Memorando de entendimento prevê um projeto-piloto de emergência médica entre o Norte de Portugal e a Galiza.

A Pousada de S. Teotónio, em Valença, é o lugar onde vai decorrer a assinatura do memorando de entendimento do “112 Transfronteiriço”, esta quarta-feira, 14 de dezembro, pelas 11h30. O projeto-piloto de emergência médica transfronteiriça prevê a "criação do primeiro serviço de emergência médica interregional entre Portugal e Espanha, mais concretamente entre o Norte e a Galiza. O projeto-piloto envolve o INEM e a sua instituição homóloga galega, a AXEGA."
O memorando de entendimento visa "estabelecer as bases e os critérios sobre os quais se realiza a prestação de cuidados de saúde transfronteiriços em caso de urgência médica e assim facilitar a assistência no território escolhido pelo utente, se as suas necessidades de saúde e os critérios médicos o permitirem.", explica a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE), em comunicado.
Na sessão estarão presentes o Presidente da CCDR-NORTE, António Cunha, a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, o Presidente do INEM, Luís Meira, o Diretor-geral para as Relações Externas e com a União Europeia da Xunta de Galicia, Jesus Gamallo, e o Conselleiro de Sanidad da Xunta de Galicia, Julio García Comesaña.












Comentários