Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Projeto Himalaya - O eco-cidadão

No período em que se preparam as comemorações dos 150 anos do nascimento do Padre Himalaya e inspirado no seu carácter inovador e abordagem holística do mundo, surge o projeto o “Himalaya – O Eco-Cidadão”, inserido numa estratégia de desenvolvimento e valorização integrada do território, assente no reconhecimento do legado cultural, científico e ecológico de importantes figuras históricas relacionadas com o concelho de Arcos de Valdevez e o PNPG.

Projeto Himalaya - O eco-cidadão

Este projeto visa a criação do Núcleo Interpretativo Himalaya, integrado na futura Oficina de Criatividade Himalaya, com o objetivo de divulgar o legado do Padre Himalaya, abrangendo as áreas em que terá sido pioneiro, sobretudo no pensamento ecológico, e o impacto da sua investigação no conhecimento científico da contemporaneidade.


Deste modo, este projeto consiste no fornecimento de uma das salas que integra o Núcleo Interpretativo Himalaya, mais especificamente a Sala 4, com a finalidade de evidenciar os traços marcantes da vida deste notável cientista.


Composta por três módulos, o Sol, a Cidade do Futuro e a Botânica, a sala 4, destaca as principais linhas de estudo deste notável cientista, Manuel António Gomes, mais conhecido por Padre Himalaya.


O elemento central desta sala trata-se de um painel interpretativo que representa o Sol, remetendo para o seu carácter de fonte de energia e expondo um dos temas mais relevantes nas investigações do Padre Himalaya.


O módulo que destaca a ecologia e o pensamento ecológico, designa-se como Cidade do Futuro. Neste sentido, será criada uma cidade composta por luzes LED verde, que representa o concelho de Arcos de Valdevez e o PNPG, e que permite ao público interagir através de um painel interpretativo.


Por fim, o terceiro módulo, que explora a área da botânica e da naturoterapia, alertando para a importância da biodiversidade e da utilização das plantas em tratamentos naturais.

Este fornecimento foi alvo de candidatura cofinanciada pelo FC, programa operacional PO SEUR, Portugal 2020, Eixo Prioritário 3 – Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos, com um Investimento Elegível de 87.499,74€ e Comparticipação Comunitária de 74.374,78€.


#educação #local #cultura

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

©2020 Peneda Gerês TV