top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Projeto "Idade Maior" leva idosos de Monção ao cinema

Uma vez por mês, os idosos institucionalizados do concelho deslocam-se ao Cine Teatro João Verde para verem filmes, habitualmente falados em Português. Hoje, 15 de novembro, foi exibida a película "Para Lá do Marão", de José Mazeda.




homens e mulheres vestidos à moda antiga num monte

Em Monção, a mensagem da Organização Mundial da Saúde, baseada na estratégia global “envelhecer saudável”, constitui uma das prioridades do Executivo Municipal liderado por António Barbosa. Nesse sentido, ao longo do ano, decorrem várias iniciativas e medidas focadas no bem-estar do idoso.

"Uma das componentes mais relevantes desta política de proximidade à população mais envelhecida e institucionalizada do concelho, evidencia-se no Programa "Monção Social", cujo objetivo consiste em responder às necessidades sociais e de saúde da população idosa", salienta a autarquia.

Outro aspeto importante prende-se com a realização anual do Passeio Sénior, que decorreu no mês passado com a presença de meio milhar de pessoas, bem como convívios e encontros intergeracionais que "propiciam momentos alegres e entretidos à população mais envelhecida do concelho."

Referência, também, para a iniciativa "Redes em Festa", a qual junta idosos institucionalizados dos concelhos do Vale do Minho num "enriquecedor convívio anual". E, como o acesso ao conhecimento é para toda a vida, destaque, igualmente, para a Universidade Sénior de Monção.

Sendo o exercício físico parte integrante do processo de envelhecimento ativo, o Município de Monção colabora em atividades de caráter lúdico-desportivo realizadas nos centros de dia, promovendo, ainda, a participação concelhia no Projeto "Olimpíadas Seniores". No próximo ano, Monção será o anfitrião da VIII edição.

No campo cultural, o Projeto "Baús Volantes" leva livros e recordações aos centros de dia e lares de idosos e o Cine Teatro João Verde é palco do Projeto "Idade Maior", onde os idosos podem ver, gratuitamente, películas de qualidade, grande parte, faladas em Português.




0 comentário

Comments


bottom of page