top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Projeto internacional coordenado por Cerveira mostra impacto positivo do desporto na saúde de idosos

O relatório intercalar 2022, disponibilizado pelo parceiro Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, mostra que os cerca de 500 seniores afetos ao projeto "INCOMMONSPORTS +: FIT, FOOD AND FUN FOR ELDERLY!" estão mais saudáveis desde que começaram a participar nas atividades permanentes de exercício físico monitorizado.





idosos jogando basquetebol

As avaliações, realizadas a um total de 489 idosos dos seis países parceiros - 84 de Portugal, 108 de Itália, 56 da Hungria, 63 da Bulgária, 106 da Eslovénia e 72 de Espanha – revelam que "os participantes foram capazes de aumentar a sua massa muscular, enquanto diminuíram a massa gorda, resultando num estado geral de peso mais equilibrado e saudável", sublinha o Município de Vila Nova de Cerveira numa nota de imprensa. Não obstante, e de acordo com o município, o documento também enaltece a "importância dos programas desportivos implementados, em prol de melhorias no condicionamento físico e na qualidade de vida."

Desta forma, o relatório intercalar realça o "impacto positivo deste projeto", coordenado pelo Município de Vila Nova de Cerveira, ao motivar os idosos a serem mais ativos fisicamente e a fazerem escolhas de estilo de vida mais saudáveis. A leitura do documento pode ser efetuada na íntegra em http://www.olympics4all.eu/pages/962 .

pessoas fazendo ginástica num campo de jogos com piso em tartan
Os idosos praticam vários desportos, como atividades ao ar livre

Financiado pelo programa europeu Erasmus + Sports, o ‘In Common Sports +: Fit, Food and Fun for Elderly’, aprovado em 2021, conta com um investimento de 350 mil euros para ser aplicado até ao final do corrente ano. O principal desafio deste projeto internacional é a criação de uma ferramenta ‘chave na mão’ de atividade física para seniores, totalmente integrada, que englobe novas áreas de saber para que motive a interação, por um lado, e induza as autoridades locais, regionais e nacionais a implementar este projeto de forma padronizada.

pessoas a fazer hidroginástica numa piscina



0 comentário

Comments


bottom of page