Proteção Civil de Valença eliminou 490 ninhos de Vespa asiática em 2023
- Fernanda Pinto Fernandes
- 25 de jan. de 2024
- 1 min de leitura
A Proteção Civil Municipal de Valença eliminou 490 ninhos de Vespa asiática, ao longo de 2023, num "número recorde de intervenções realizadas", refere a autarquia. Esta equipa da Proteção Civil está capacitada com equipamentos adequados para esta tarefa, de atenuar/controlar a presença da vespa asiática no concelho.

"Nesta época do ano em que muitas árvores perdem a folhagem os ninhos de vespa asiática são mais fáceis de identificar pelo que se apela à colaboração da comunidade nesta tarefa. Se localizar um ninho alerte a equipa de Proteção Civil Municipal de Valença através do telefone 912 572 241 ou 251 800 331", alerta o município.
Esta ação do Município de Valença e a colaboração da comunidade "é fundamental para a manutenção dos ecossistemas endógenos do concelho em que a abelha desempenha um papel central", salienta. "Preservar a manutenção das comunidades de abelhas e das vespas autóctones não é só uma preocupação com a apicultura, mas, com toda a biodiversidade do nosso concelho", considera ainda.
Oriunda de sudoeste asiático a Vespa velutina entrou na Europa em 2004 e chegou à região de Valença em 2011.
É na primavera que se começam a formar os novos ninhos, com o tamanho de uma bola de golfe e no outono/inverno pode atingir dimensões consideráveis de mais de um metro.
Comments