Protocolo renovado garante produtos locais em refeitórios escolares de Arcos de Valdevez| Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa

- 13 de out.
- 1 min de leitura
13 de outubro, 2025.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez assegurou a continuidade do fornecimento de produtos locais nos refeitórios escolares do concelho através da renovação de um protocolo de colaboração interinstitucional. A iniciativa, que visa promover a qualidade nutricional e apoiar os produtores da região, contempla um investimento total estimado em 50 mil euros para o presente ano letivo, beneficiando cerca de 1450 alunos.
A continuidade do fornecimento de produtos de proximidade aos refeitórios das escolas de Arcos de Valdevez está assegurada. A autarquia de Arcos de Valdevez celebrou a renovação do seu protocolo de colaboração com a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez, o Agrupamento de Escolas de Valdevez, a Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Agrupamento de Escolas de Valdevez e a empresa Rescater Prestação de Serviços Lda.

Esta parceria multissetorial é um pilar do bem estar e da economia local. O acordo, com um custo total estimado de 50 mil euros para o presente ano letivo, alcança um universo de 1450 alunos do concelho.
A iniciativa está integrada no Programa de Valorização dos Produtos e Produtores Locais – "Terras do Vez – Sabores e Tradições", uma aposta estratégica da Câmara Municipal. Os objetivos centrais passam por três vertentes essenciais, nomeadamente, incentivar a utilização de produtos locais de reconhecida qualidade, melhorar significativamente a composição nutricional das refeições servidas diariamente e, ao mesmo tempo, promover o apoio direto aos produtores da região. A medida "reforça o compromisso da autarquia com a alimentação saudável e a sustentabilidade económica do território.", pode ler-se em comunicado enviado pela autarquia.












Comentários