top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Protocolo tripartido permite trabalhos de dragagem na Doca das Marés e canal de acesso para apoiar pescadores de Viana

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, a DocaPesca – Portos e Lotas SA e a APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo assinaram um protocolo tripartido para avançar com os trabalhos de dragagem de manutenção dos fundos da denominada “Doca das Marés”, bem como do canal de acesso, facilitando assim os trabalhos dos pescadores de Viana do Castelo e para possibilitar a realização da Procissão ao Mar, na romaria da cidade, deu nota hoje a autarquia.





barcos com bandeiras e enfeites no mar, em dia de festa

O protocolo agora ratificado em reunião de executivo tem em consideração que o Município de Viana do Castelo assume um “papel relevante e de interesse público na defesa dos interesses dos cidadãos, nomeadamente através da valorização do território, da cultura e das tradições”, lê-se em nota de imprensa. Uma delas é a Romaria de Nossa Senhora da Agonia, padroeira dos pescadores da Ribeira, e a sua procissão ao mar.


"A procissão ao mar e o normal acesso dos pescadores ao canal foram o motivo para criar este protocolo que visa a dragagem da Doca das Marés e do seu canal de acesso, que estão assoreados, pondo em causa a sua normal utilização por parte dos pescadores", explica. Para tal, adianta, a autarquia vai comparticipar financeiramente estes trabalhos de dragagens para estabilizar a cota a – 3,0 m.


De recordar que a Câmara Municipal tem vindo a apoiar a comunidade piscatória em diferentes áreas, seja através de investimentos seja com apoios às associações de pescadores de Viana do Castelo e de Castelo do Neiva, onde se encontram as maiores comunidades piscatórias do concelho.




0 comentário

Comments


bottom of page