Prova de São Silvestre na Eurocidade Monção-Salvaterra de Miño juntou desporto e solidariedade
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Prova de São Silvestre na Eurocidade Monção-Salvaterra de Miño juntou desporto e solidariedade



Retomada este ano, após duas edições ausente, a prova contou com cerca de duas centenas de participantes.

A Prova de São Silvestre realizou-se este sábado, 17 de dezembro, ligando Monção e Salvaterra de Miño, num percurso superior a 5 quilómetros marcado pela informalidade, com muita gente divertida, e a solidariedade, com a inscrição a fazer-se a troco da entrega de um alimento não perecível.

Ausente em duas edições, devido à pandemia, a prova foi retomada este ano com a presença de cerca de duas centenas de participantes de ambas as margens do rio Minho. A prova masculina foi ganha pelo galego Marcos Grova, ficando em segundo o português Adriano Morais e em terceiro o galego Eloy Martinez.


Na prova feminina, o primeiro lugar foi ocupado pela galega Maria Teresa Garcia, o segundo pela portuguesa Sofia Afonso e o terceiro pela galega Aroha Iglesias. A equipa com maior número de atletas foi a equipa de Monção das “Olimpíadas Seniores”, a qual apresentou os participantes mais idosos, Manuel Felgueiras Martins, 79 anos, e Maria Reprezas, de 71 anos.

Este ano, a prova iniciou-se na Praça Deu-la-Deu, em Monção, e terminou na Praza do Concello, em Salvaterra de Miño. O tiro de partida foi dado às 19h30 (HP), tendo-se realizado, meia hora antes, uma prova infantil, até aos 12 anos, constando de duas voltas à Praça Deu-la-Deu.

Os prémios foram entregues pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Monção, João Oliveira, e pela Alcaldesa de Salvaterra de Miño, Marta Valcarcel. No final da prova, todos os participantes tiveram a oportunidade de provar (e repetir) um delicioso chocolate quente.

Os alimentos não perecíveis recolhidos pela organização serão divididos pelos respetivos bancos alimentares, destinando-se às famílias com maiores dificuldades económicas de ambos os municípios.

Fruto de grande generosidade dos participantes, tendo muitos entregado mais do que um alimento perecível, a organização recebeu pacotes de leite, arroz, massa, bolachas, açúcar e latas de atum e salsichas, bem como garrafas de óleo e azeite.

"O Município de Monção felicita os vencedores e agradece a participação e o apoio de todos."




0 comentário
bottom of page