Prémio Amadeu Costa premeia investigação nas tradições vianenses e Romaria d’Agonia
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Prémio Amadeu Costa premeia investigação nas tradições vianenses e Romaria d’Agonia



O Prémio Amadeu Costa foi criado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo para premiar a investigação nas áreas dos “Usos e costumes, artes e tradições vianenses” e dedicados à “Romaria da Senhora d’Agonia”.


O prémio foi concebido “com o objetivo de perpetuar o espírito, a obra e o amor de Amadeu Costa na preservação e valorização da cultura tradicional de Viana do Castelo”, promovendo ainda a leitura das obras do etnógrafo e aprofundando o conhecimento das tradições e romarias do concelho.


Para o Presidente da Câmara, esta iniciativa é marcada pela “emoção” e visa destacar “o enorme trabalho e pesquisa que Amadeu Costa fez a favor comunidade e da cultura vianenses”. “Este prémio, além de ser uma homenagem, visa estimular os mais jovens para que se possam apaixonar pela sua obra, pelos nossos usos e costumes e pela Romaria d’Agonia”, vaticinou.


Já João Lomba da Costa, filho de Amadeu Costa, agradeceu mais esta iniciativa “em prol da defesa da memória” do pai, num momento em que se está a assinalar o centenário do nascimento do etnógrafo.


De acordo com o regulamento, o Prémio Amadeu Costa será promovido anualmente e irá distinguir trabalhos realizados por alunos do ensino secundário e universitário de Viana do Castelo ou frequentar o ensino secundário e universitário no concelho vianense. Será, pois, atribuído um prémio de 3.000 euros à modalidade “Usos e costumes, artes e tradições vianenses” e outro de 3.000 euros à modalidade “Romaria da Senhora d’Agonia”.


As obras apresentadas a concurso têm de ser originais e escritas em língua portuguesa e o júri será constituído por cinco elementos. Os originais devem ser entregues até 30 de maio de cada ano civil e a deliberação será até 30 de julho do mesmo ano. Os resultados serão divulgados a 23 de outubro, dia em que se assinala o nascimento de Amadeu Costa.


Amadeu Alberto Lima da Costa foi etnógrafo, investigador e dinamizador cultural. É uma figura incontornável da cultura tradicional de Viana do Castelo pelo estudo e divulgação que dela realizou ao longo de toda a sua vida. Sempre assumiu o seu amor pela divulgação dos usos e costumes locais, mormente o traje à vianesa, além da organização das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia, que ajudou a promover durante cerca de trinta anos, enquanto membro da Comissão de Festas.


Nasceu a 23 de outubro de 1920 e faleceu em 30 de março de 1999, em Viana do Castelo. Nascido no bairro da Ribeira, na Rua do Loureiro, troço atualmente denominado Rua Monsenhor Daniel Machado, foi um incansável lutador pela criação de um museu dedicado ao traje regional em Viana do Castelo. No momento da aquisição do edifício do Banco de Portugal para a instalação desse Museu, em 1996, foi ele que organizou a exposição Traje Regional, a primeira que aí se realizou. Também por esta razão, o Museu atribuiu a uma das suas salas o nome de Galeria Amadeu Costa.


Foi condecorado por imensas instituições, destacando-se a medalha de ouro da cidade de Viana do Castelo, com a qual foi agraciado em 1989.



0 comentário
bottom of page