top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

"Queima do Judas" de Montalegre adiada devido ao mau tempo

A autarquia de Montalegre informa que "devido ao mau tempo", a "Queima do Judas" de Montalegre foi adiada para o próximo sábado (6 abril). Os "Judas" estarão expostos, até essa data, nas instalações do Arquivo Municipal.




cartaz da Queima do Judas com barra por cima onde se lê ADIADO

Relembre-se que estamos a falar de "uma tradição que se perde no tempo, tendo o caráter simbólico de expiação dos males e de purificação, através do fogo." Relacionado com este acontecimento, encontramos, também, uma marcada expressão satírica das gentes locais. Trata-se de uma festa tipicamente profana, com origem no imaginário cristão, segundo o qual Judas entregou Jesus à morte, tornando-se, por isso, um traidor.


"Este evento é muito mais que queimar um boneco de palha. É a representação de um trabalho artístico e literário, numa rivalidade saudável entre os lugares, sendo a parte das letras relativa ou alusiva ao cenário artístico. Explora-se o aspeto crítico, humorístico, com especial incidência na vida social e política local nacional e mundial", salienta o Município de Montalegre.



0 comentário

Comments


bottom of page