top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Quercus atribui galardão "Qualidade de Ouro" a 9 praias de Viana do Castelo


A Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza distinguiu, hoje, 9 praias em Viana do Castelo com o Galardão Qualidade de Ouro: Afife, Amorosa, Arda, Cabedelo, Carreço, Castelo de Neiva, Ínsua, Norte e Paçô.



Na véspera do arranque da época balnear 2022, a Quercus divulgou a listagem das 440 praias distinguidas com “Qualidade de Ouro”, um valor recorde na história deste galardão que avalia a qualidade das águas balneares nacionais. No total, foram distinguidas mais 47 praias face a 2021.


A época balnear arranca esta quarta-feira, dia 1 de junho, nas praias Norte e Carreço, para maior segurança dos diversos ATL infantis que procuram estes espaços. Até dia 10 de junho, arrancará o período balnear nas restantes praias vianenses. A época balnear no concelho vianense encerra a 11 de setembro.


De acordo com os critérios definidos em 2022, pela Quercus, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro”, a água balnear tem de respeitar os seguintes critérios:

  • qualidade da água excelente nas últimas quatro épocas balneares de 2017 a 2020*

  • todas as análises realizadas na última época balnear (2021) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares; isto é, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli, e para águas interiores, 200ufc/100ml e 500ufc/100ml, respetivamente.

  • na última época balnear (2021) não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.


* Tendo em conta que, até ao fecho da presente lista, não foi ainda divulgada publicamente a classificação das águas balneares em relação ao ano de 2021, as atribuições atuais das Praias Qualidade de Ouro 2022 consideram apenas os últimos quatro anos conhecidos.

Listagem das praias de Viana do Castelo com selo de qualidade de ouro pela Quercus

Recorde-se que em abril, Viana do Castelo tinha já conquistado a Bandeira Azul em 10 praias do concelho, entre Arda (Mariana), Afife, Paçô, Carreço, Praia Norte, Cabedelo, Amorosa, Luziamar, Castelo de Neiva e Praia da Ínsua, na freguesia de Afife.



0 comentário

Comments


bottom of page