top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Ranking da presença online dos municípios portugueses é apresentado amanhã na Universidade do Minho



Iniciativa da Universidade do Minho, AMA e UNU-EGOV inclui a atribuição de diplomas às câmaras municipais mais bem classificadas.


A Universidade do Minho, a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e a Universidade das Nações Unidas - Unidade Operacional em Governação Eletrónica (UNU-EGOV) apresentam esta terça-feira, dia 20, os resultados do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC). A sessão pública realiza-se pelas 17h00, na Galeria do Paço - Reitoria da UMinho, em Braga, com vários oradores e a presença de dezenas de responsáveis de autarquias de todo o país.


O evento conta com intervenções do presidente da AMA, João Dias, da equipa do projeto IPIC – Delfina Sá Soares, Luís Amaral, Mariana Lameiras e Luís Miguel Ferreira – e do diretor para a Transição Digital do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE), João Nuno Oliveira. O programa inclui ainda a atribuição de diplomas às autarquias classificadas nas dez primeiras posições no índice global, bem como em quatro categorias: tipo e atualização de conteúdos; acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização; serviços online; e participação.

Esta é a 11ª edição do IPIC, que foi criado em 1999 pelo GÁVEA – Observatório da Sociedade da Informação, ligado à Escola de Engenharia da UMinho, para analisar periodicamente a presença online dos municípios nacionais. A iniciativa vem também no seguimento da resolução do Conselho de Ministros 22/2001, que defende uma avaliação regular dos sites dos organismos da administração direta e indireta do Estado. A primeira edição do IPIC estudou os 153 portais de câmaras municipais que possuíam então presença online. A partir de 2009, todos os 308 municípios nacionais passaram a ter página oficial no mundo digital.


0 comentário

Σχόλια


bottom of page