top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Rede Municipal de Trilhos Pedestres e Cicláveis de Melgaço está completa. São 16 ao todo

O Trilho do Mouro e a Zona de Lazer das Veigas serão inaugurados pela Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, esta sexta-feira, 23 de junho, e representam um investimento de cerca de 500 mil euros. Concluem, assim, a Rede Municipal de Trilhos Pedestres e Cicláveis de Melgaço.




Os projetos representam um investimento de cerca de 500 mil euros e são uma aposta do município em afirmar Melgaço como um destino turístico. Com a finalização da obra do trilho do Mouro, Melgaço conclui o projeto da Rede de Trilhos Pedestres e Cicláveis e, respondendo à procura que o concelho tem tido no que respeita ao alojamento turístico, requalificou edifícios de uma antiga casa de guarda-florestal.

ponte de metal sobre rio límpido rodeado de vegetação
Trilho do Mouro

Os projetos em questão vêm completar a oferta de Melgaço no que respeita ao Turismo de Natureza, que tem registado um enorme crescimento, atraindo visitantes de Portugal, mas também internacionais. «São duas importantes e relevantes obras, que se assumem como potenciadoras da melhoria da experiência do nosso produto âncora, o Turismo de Natureza, e das condições de usufruto do nosso território.», atenta o autarca, Manoel Batista.


REDE MUNICIPAL DE TRILHOS PEDESTRES E CICLÁVEIS ESTÁ AGORA COMPLETA


O trilho do Mouro faz parte de uma rede mais alargada de trilhos, num total de cerca de 170 Km, de extensão. Melgaço oferece agora 16 trilhos que se desenvolvem, na sua maioria, na zona sul do concelho, percorrendo todas as freguesias, sobretudo as zonas altas onde predominam as nascentes de vários rios e ribeiras, que ali se desenvolvem, pertencentes, principalmente, à bacia hidrográfica do rio Minho, destacando-se aqui os rios Trancoso, Mouro e também o Laboreiro, que desagua no Rio Lima.


A Rede de Trilhos assume-se como um itinerário principal, a partir do qual surgem ramificações que permitem aos utilizadores fazer desvios e assim conhecer todo o património cultural e natural que se desenvolve em redor.


O projeto contempla também ligações à vizinha Galiza, tanto na zona ribeirinha, no vale do rio Minho e vale do rio Trancoso, mas também na zona de montanha, concretamente em Castro Laboreiro, na fronteira da ameijoeira e no planalto de Castro Laboreiro. O objetivo é permitir uma oferta transnacional e permitir intercâmbios nos fluxos de turistas. «Vivemos num concelho de fronteira e o objetivo passa também por ligar a nossa oferta à oferta do outro lado da fronteira, à nossa vizinha Galiza que nos últimos anos também tem apostado neste tipo de oferta.», considera o autarca melgacense, Manoel Batista.


Saiba-se que o investimento total na Rede de Trilhos superou um milhão de euros e, além do investimento do município, contou com cofinanciamentos do FEDER, FEADER e VALORIZAR - Turismo de Portugal.


MELGAÇO TEM AGORA 16 TRILHOS


1 - Lamas de Mouro – Cevide (ponto de partida: Lamas de Mouro | 15,825km)

2 - Lamas de Mouro - Castro Laboreiro (ponto de partida: Lamas de Mouro | 6,494km)

3 – Castrejo (ponto de partida: Castro Laboreiro | 16,712km)

4 - Interpretativo de Castro Laboreiro (ponto de partida: Castro Laboreiro | 5,243km)

5 – Megalitismo (ponto de partida: Castro Laboreiro | 25,671km)

6 - Rio Laboreiro (ponto de partida: Castro Laboreiro | 8,076km)

7 – Inverneiras (ponto de partida: Castro Laboreiro | 6,020km)

8 - Lamas de Mouro – Dorna (ponto de partida: Lamas de Mouro | 11,868km)

9 - Interpretativo de Lamas de Mouro (ponto de partida: Lamas de Mouro | 4,403km)

10 - Lamas de Mouro - Parada do Monte (ponto de partida: Lamas de Mouro | 9,349)

11 - Rio Mouro (ponto de partida: Cousso | 18,368km)

12 – Brandeiro (ponto de partida: Aveleira | 16,182km)

13 - Vale Glaciar do Vez (ponto de partida: Aveleira | 4,297km)

14 – Aveleira (ponto de partida: Aveleira | 6,129km)

15 - Curro da Velha (ponto de partida: Castro Laboreiro | 7,279km)

16 – Transumância (ponto de partida: Aveleira | 10,300km)

trilho em madeira atravessando o monte
Trilho do Mouro Cousso e Parada do Monte

MAIOR OFERTA DE ALOJAMENTO DE APOIO À REDE DE PERCURSOS PEDESTRES E CICLÁVEIS


«Será um atrativo diferenciador do nosso território, enquanto espaço de apoio a caminheiros e montanhistas.» É assim que o Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, descreve a obra da zona de lazer das Veigas, em Castro Laboreiro, agora reabilitada, e que se assume como um complemento no alojamento de apoio à rede de percursos pedestres e cicláveis.


O município reabilitou os edifícios desta zona de lazer, que outrora foram destinados a casa de guarda-florestal. "Encerrados há alguns anos e, por tal, em estado de degradação, a autarquia considerou que era fundamental dotá-los de um novo uso, mais compatível com a localização e que permitisse dignificar a área em questão", explica nota de imprensa do município melgacense.

casa com campo de jogos e tanque
Zona de Lazer das Veigas

A ação foi levada a cabo no âmbito do projeto âncora «Ações de Qualificação dos Produtos Turísticos Estratégicos do Minho - Touring Cultural (Património Cultural/Aldeias de Portugal - Minho)» da Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE Minho INOVAÇÃO.


Ainda neste contexto, para “aproximar” a área de lazer da vila de Castro Laboreiro, desenhou-se um percurso circular, com alguns miradouros e que passa pela vila de Castro Laboreiro, atravessa o Rio Laboreiro para a respetiva margem esquerda e regressa novamente à área de lazer das Veigas. «Desta forma, promove-se a reutilização do edificado existente, enquanto se promove o pedestrianismo e a fruição da paisagem do PNPG.», refere Manoel Batista.


O investimento é de 199.655,87€, financiado no âmbito do projeto/referência “Op. NORTE-06-3928-FEDER-000187”, com 85% de cofinanciamento.


De visita a Melgaço, a Secretária de Estado Isabel Ferreira irá ainda conhecer o castelo de Castro Laboreiro, um ícone e importante monumento nacional.


PROGRAMA

9h30 - Receção na Câmara Municipal de Melgaço

10h00 - Inauguração e visita ao Trilho do Mouro

11h00 - Visita ao Castelo de Castro Laboreiro

12h30 - Inauguração da Zona de Lazer das Veigas





0 comentário

Comments


bottom of page