Registadas mais de 20 mil infrações durante a campanha "Cinto-me Vivo"
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Registadas mais de 20 mil infrações durante a campanha "Cinto-me Vivo"


Campanha decorreu entre os dias 12 e 19 de setembro, com o "objetivo de alertar os condutores e passageiros para a importância de utilizarem sempre, e de forma correta, os dispositivos de segurança." As forças de segurança registaram 20.365 infrações, sendo 966 relativas à não utilização ou utilização incorreta dos dispositivos de segurança.

Durante as operações da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), realizadas entre os dias 12 e 19 de setembro, "foram fiscalizados presencialmente em Portugal 95.073 veículos, tendo sido registado um total de 20.365 infrações, das quais 966 relativas à não utilização ou utilização incorreta dos dispositivos de segurança.", referem em comunicado conjunto.


Durante o período da campanha, foram ainda registados um total de 3.183 acidentes, de que resultaram 9 vítimas mortais, 63 feridos graves e 1.048 feridos leves.


A Forças de Segurança informam que as 9 vítimas mortais, 8 das quais do sexo masculino, tinham idades entre 24 e 78 anos e que os 9 acidentes com vítimas mortais ocorreram nos distritos de Braga (2), Vila Real, Porto, Leiria, Lisboa, Setúbal, Évora e Faro. Acrescentam ainda que destes acidentes, 6 foram despistes de 4 automóveis ligeiros de passageiros e de 2 motociclos. Verificaram-se ainda 2 colisões, num caso entre um veículo ligeiro e um veículo pesado de mercadorias, e noutro entre um veículo ligeiro e um velocípede. Ocorreu também 1 atropelamento por um veículo ligeiro de passageiros, na EN125.


Verificaram-se, assim, mais 376 acidentes, relativamente a período homólogo de 2021, com mais 2 vítimas mortais, menos 10 feridos graves e mais 191 feridos leves.


Na campanha, foram sensibilizados 364 condutores e passageiros no Continente e na Região Autónoma da Madeira, a quem foram transmitidas as seguintes mensagens:

  • Utilize sempre uma cadeirinha homologada, devidamente instalada, e adaptada à altura e peso da criança;

  • Utilize sempre o cinto de segurança, em todos os lugares do veículo, e em todos os percursos, mesmo nos de curta distância;

  • Utilize o capacete de modelo aprovado, devidamente ajustado e apertado.

A campanha foi divulgada nos meios digitais e através de cinco ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização da responsabilidade da GNR e PSP, nas localidades de Carcavelos, Bragança, Viseu, Vila Real, Viana do Castelo, Portalegre. Idênticas ações ocorreram na Região Autónoma da Madeira.


As Forças de Segurança assinalam que "Com esta campanha, foi dado mais um passo para o envolvimento dos condutores no desígnio de tornar a segurança rodoviária uma prioridade de todos."



0 comentário
bottom of page