top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Resgatados 82 migrantes ao largo de Crotone, na Itália

A Guarda Nacional Republicana (GNR), através da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) com a Lancha de Patrulhamento Costeiro Bojador, no dia 17 de junho integrou a operação de busca e salvamento (SAR) de 82 migrantes, em coordenação com o MRCC Roma e uma embarcação da Guardia Costiera, no âmbito da Operação Conjunta “THEMIS 2023”.




barco da Guardia Costiera resgatando pessoas de uma embarcação em alto-mar

Em comunicado, a GNR explica que durante uma ação de patrulhamento, após o alerta das autoridades italianas para um veleiro suspeito de transportar migrantes a bordo, pelas 20h58, a Lancha de Patrulhamento Costeiro “Bojador” foi acionada, em coordenação com a embarcação CP 311 da Guardia Costiera, em resposta à operação SAR.


"Pelas 04h30, foi detetada a embarcação. Por volta das 05h00 foi iniciado o transbordo dos migrantes para bordo da embarcação da Guardia Costiera, enquanto a LPC Bojador, em conjunto com um navio mercante auxiliaram na tentativa de garantir a proteção no decorrer das manobras de resgate dada a forte agitação marítima que se fazia sentir", descreve.

militar da GNR avistando um barco ao longe, no mar

O términus da operação SAR ocorreu pelas 12h10, com a chegada em segurança ao Porto de Rocella Jónica.


A Guarda Nacional Republicana (GNR), através da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF), projetou a Lancha de Patrulhamento Costeiro “Bojador” na Operação Conjunta “THEMIS 2023” - Itália, sob a égide da Agência da Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), no âmbito da coordenação operacional nas fronteiras externas da União Europeia, para controlar os fluxos de migração e impedir a criminalidade transfronteiriça, que decorrerá até 12 de julho de 2023.




0 comentário

Commentaires


bottom of page