Restaurantes de Cerveira aderem à 13ª edição da “Lampreia do rio Minho: Um Prato de Excelência"
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Restaurantes de Cerveira aderem à 13ª edição da “Lampreia do rio Minho: Um Prato de Excelência"



Até 15 de abril, 16 restaurantes de Vila Nova de Cerveira apresentam diferentes confeções da lampreia nos seus cardápios de fim de semana, no âmbito da 13ª edição da "Lampreia do rio Minho: um Prato de Excelência". Objetivo é valorizar a importância da gastronomia tradicional como alavanca de um turismo de qualidade e diferenciado.


Esta 13ª edição da ‘Lampreia do rio Minho – Um Prato de Excelência’ estará presente em cerca de 100 restaurantes dos seis municípios parceiros do Vale do Minho, numa organização da ADRIMINHO, com o apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal.


O lançamento oficial decorreu, esta quarta-feira, em Melgaço, com o Município de Vila Nova de Cerveira a fazer-se representar pelo Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, que convidou três pescadores cerveirenses - Alberto Castro, Napoleão Rodrigues e João Araújo - a acompanhar o evento para partilhar testemunhos e experiências do seu dia a dia de safra da lampreia. A Loja Interativa de Turismo complementou a presença com uma mesa adocicada recheada dos tradicionais biscoitos de milho, Cerveirenses e Hidromel, além de material informativo alusivo à atividade muito singular do Aquamuseu do rio Minho na valorização do ciclóstomo.

O objetivo do certame gastronómico é dar maior visibilidade aos pratos tradicionais, em particular valorizar a lampreia do Rio Minho enquanto recurso endógeno, assim como promover as potencialidades naturais e patrimoniais de cada concelho, através do envolvimento das populações em torno daquela estratégia territorial.

Durante uma reunião preparatória do evento, decorrida no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, desafiou os proprietários dos restaurantes do concelho a aderir à iniciativa gastronómica, aliando um dos ex-libris do rio Minho com técnicas ancestrais de confeção, potenciando um turismo que se pretende diversificado e de qualidade.

Assim, em Vila Nova de Cerveira, é possível degustar aquela iguaria singular e reconhecida nacional e internacionalmente, em especial no mercado ibérico, em 16 restaurantes: Abrigo das Andorinhas, Adega Real, Boega – O Peregrino, Cantinho dos Amigos, Casa das Velhas, Casa Lau, Casebre, Central, Costa Verde, D. Júlio, D. Lima, Glutão, Lavrador, Luso-Galaico, O Cervo, e o Dias. Além da lampreia confecionada das mais variadas formas, quem visitar a ‘Vila das Artes’ pode ainda usufruir de uma panóplia de atividades que o Município de Vila Nova de Cerveira promove para atrair cada vez mais visitantes, bem como para dinamizar a economia local.

Da programação cultural prevista para o mês de fevereiro, o município destaca os concertos ‘Diálogos entre a Música e o Património’, nas Igrejas Paroquiais, e a Festa de Carnaval com bares locais e DJ’s - ‘Cerveira Viva: Carnaval 2022’ (dia 28); em março mais uma edição dos ETC… Encontros de Teatro (dias 5, 19 e 27) com teatro infantil, de comédias e de revista; e em abril, a comemoração da quadra pascal (de 15 a 17), especificamente um Mercado de Doces da Páscoa, a atividade infantil ‘Caça aos Ovos’, uma Exposição de Ovos Gigantes no centro histórico e a singular Queima de Judas, além da Festa do Livro e da Leitura (1 a 30), do “Há Jazz no Museu” (dia 30), e das sugestões do turismo ativo e das visitas a museus.



bottom of page