Resulima apresenta a maior taxa de crescimento de retomas para reciclagem de embalagens | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Resulima apresenta a maior taxa de crescimento de retomas para reciclagem de embalagens

No âmbito do concurso “Melhor desempenho, Mais Reciclagem” promovido pela Sociedade Ponto Verde e a empresa Tetra Pack, a Resulima foi o sistema de gestão de resíduos urbanos com a maior taxa de crescimento de retomas para reciclagem de ECAL (Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos), no ano de 2022, pelo que foi premiada com um valor monetário que será entregue a uma associação de caráter social.




garrafas e outros objetos de plástico, de várias cores, amontoados

Em comunicado, a empresa refere que "a Resulima registou em 2022 um crescimento de 64% no número de embalagens de cartão para alimentos líquidos (pacotes de leite, de sumo, etc..), recolhidas e enviadas para reciclagem, face ao ano de 2021."


"Este prémio é um sinal do trabalho e dedicação de todos municípios da área de abrangência da Resulima (Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo) e é o resultado de muitas ações de comunicação que são implementadas nos municípios de forma a envolver e responsabilizar para a importância da separação multimaterial.", salienta a Resulima.


Para além disso, acrescenta, têm sido dinamizadas campanhas de responsabilidade social, dirigidas para as escolas e IPSS, bem como campanhas de sensibilização para os clientes do serviço de recolha porta a porta (comércio, empresas e serviços), o que demonstra a importância da participação ativa de toda a comunidade.


A empresa salienta ainda todo o esforço da equipa da Resulima, que trabalha diariamente com um "forte sentido de responsabilidade e de missão", para que diariamente sejam recolhidos e valorizados os resíduos recicláveis provenientes dos ecopontos, do serviço de recolha porta a porta e dos ecocentros para que posteriormente sejam triados por tipologia, de forma a garantir que todo o material passível de valorização seja encaminhado para reciclagem, não tendo assim como destino final, o aterro sanitário.


"O nosso objetivo é só um, servir a população dos 6 municípios, de forma a que todos os resíduos produzidos sejam recolhidos e encaminhados para valorização através de processos de reciclagem, contribuindo para a implementação de uma economia circular na região.", conclui.



Sobre a Resulima

Resulima é a entidade gestora dos resíduos urbanos do Vale do Lima e Baixo Cávado, produzidos nos municípios de Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo. Em Paradela são recebidos os resíduos indiferenciados que os municípios recolhem, conduzindo-os para o tratamento mecânico e/ou biológico, de modo a valorizar o máximo possível. São ainda recolhidos os resíduos de papel/cartão, plástico/metal e vidro, conduzindo-os para a central de triagem automatizada, onde são melhor separados e encaminhados para valorização.




0 comentário
bottom of page