top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Revista "Ínsua", da Câmara de Caminha, já está à venda nos postos de turismo do concelho

Ínsua: Cadernos de História, Ciência e Cultura do Município de Caminha é o nome da nova revista interdisciplinar, apresentada recentemente, na Biblioteca Municipal. Com 170 páginas, “Famílias, Casas e Quintas de Caminha – homenagem a Manuel Jorge Avilez” é o tema deste primeiro número, que já está à venda nos postos de Turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora, pelo valor de 20 euros cada exemplar.




capa de revista com título "ÍNSUA" em tons amarelos

De acordo com a autarquia, "a edição vem colmatar uma lacuna em matéria de publicações próprias." Assim, explica, "É missão desta publicação documentar, difundir e perpetuar textos e iconografia de conteúdo científico e cultural, com origem em contributos diversos que versem temáticas do concelho de Caminha, cabendo ao seu conselho editorial, doravante e anualmente, determinar a coordenação de cada edição."


Com o foco nas áreas matriciais da História, da Ciência e da Cultura, a revista tem como objetivo principal a difusão de estudos e textos que incidam sobre a vertente local e regional. A primeira edição tem o título “Famílias, Casas e Quintas de Caminha” – homenagem a Manuel Jorge Avilez. Propriedade da Câmara Municipal de Caminha, a revista terá periodicidade anual, tendo como diretor o Presidente da Câmara, Rui Lages. A coordenação é de Paulo Torres Bento.

três homens sentados numa apresentação de uma revista

Neste mês de dezembro a Câmara Municipal de Caminha editou e, na pessoa do Presidente da Câmara, Rui Lages, dirigiu a publicação de Ínsua: Cadernos de História, Ciência e Cultura do Município de Caminha.


Insua: Cadernos de História, Ciência e Cultura do Município de Caminha apresenta-se aos leitores com textos de um único autor, Manuel Jorge de Avillez, que a Câmara Municipal de Caminha, por este meio também, distingue e homenageia. Esta edição é composta por dez textos, nove dos quais foram publicados entre 1944 e 1965, no Arquivo do Alto Minho, e um é inédito. “Famílias, Casas e Quintas de Caminha” é temática prevalente do primeiro número. Os registos fotográficos são atuais e, maioritariamente, da autoria de Luís Valadares.


O valor da venda é, de 20 euros, com IVA incluído à taxa legal em vigor. A segunda edição da revista acontecerá em 2024 e será dedicada aos 100 anos de Vila de Praia de Âncora.





0 comentário

Comments


bottom of page