top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Romaria de Nossa Senhora da Peneda regressa ao Santuário, de 31 de agosto a 8 de setembro

O Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Peneda, na Gavieira, voltará a receber os romeiros, peregrinos e turistas que aqui encontram a ligação perfeita entre a natureza, o património e a religião. Uma novena de oração, de 31 de agosto a 8 de setembro, que inclui festa, encontro, ligação entre o passado e o presente, entre o popular e o erudito, e entre o humano e o divino.




Santuário de Nª Srª da Peneda e sua envolvente

A Romaria de Nª Srª da Peneda é promovida pela Confraria de Nª Srª da Peneda e conta com o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.


Na conferência de imprensa de apresentação do evento, o Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, afirmou que “a romaria da Senhora da Peneda sempre foi um local de encontro, quer do lado dos portugueses, mas também dos nossos vizinhos Galegos”. Esta é uma das grandes romarias de culto mariano, onde a envolvente paisagística natural, integrada em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, favorece o desenvolvimento de uma ambiência festiva e de um espírito celebrativo muito próprios, fazendo desta romaria “a maior e a mais fascinante de todo o Alto-Minho, tendo impacto na promoção cultural e económica no local e no concelho”, destacou o autarca.


João Manuel Esteves adiantou que, em conversa com a Secretária de Estado da Cultura, “o processo [de classificação do Santuário de Nossa Senhora da Peneda como Monumento Nacional] já está no Ministério da Cultura e que (…) será objeto de decisão final em reunião de Conselho de Ministros.”


A autarquia, a Confraria de Nossa Senhora da Peneda e a Reitoria do Santuário pretendem, ainda, inscrever a Romaria de Nossa Senhora da Peneda no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, processo que “também está em fase final de inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.” Para João Manuel Esteves, “esta é a expressão máxima da junção entre aquilo que é o património material com o património imaterial e, portanto, é uma manifestação, um local e uma iniciativa que todos nós queremos e que, sem dúvida alguma, nos esforçámos muito e nos empenhámos muito para fazer, para chamar a atenção e para encontrar mais parceiros (…) para que seja possível, cada vez mais, valorizarmos este local.”

três homens de pé junto a uma fotografia de um santuário
Padre Luciano Forte - Comissário para a Confraria de Nossa Senhora da Peneda; João Manuel Esteves - Presidente CM Arcos de Valdevez; Padre César Maciel - Reitor do Santuário de Nª Srª da Peneda

O edil deu ainda nota de que a Direção Regional de Cultura Norte deu “parecer favorável” a todo o plano de valorização do Santuário, que se pretende levar a cabo, e que irá intervencionar sete espaços (Templo e Envolvente do Templo, Área a Norte do Templo, Grande Terreiro e Entrada, Acesso ao Grande Terreiro, Escadório das Virtudes, Escadório da Via Sacra (e envolvente) e Capelas, e Área de Lazer). O objetivo é criar condições para melhor circulação, reabilitar o escadório, organizar o estacionamento, melhorar todo o pavimento, escoamento de águas pluviais, entre outras intervenções identificadas.

foto aérea e zona de intervenção no santuário

Da programação, destaca-se, no dia 2 de setembro, pelas 21h00, o concerto “Músicas à Senhora”, com a cantora Ana Bacalhau.


No dia 3, o ponto alto das celebrações vai para a atuação do Rancho Folclórico das Camponesas da Vila do Soajo, pelas 17h00.


O dia 5 de setembro, habitualmente chamado de “Dia dos Espanhóis”, contará com a Eucaristia em Castelhano, ao meio-dia, e, à noite, Bênção de Gaitas de Foles no Santuário, às 21h00.


No dia 6 acontece a Bênção das Concertinas, às 21h00 e Hino Akathistos em Honra da Virgem, Mãe de Deus, com beijo da Imagem, ao qual se segue um baile popular.


A procissão de velas acontece na quinta-feira, 7 de setembro, pelas 21h00. As celebrações encerram, no dia 8 de setembro, com Festa da Natividade de Maria (Eucaristia e Procissão), às 11h00, presididas pelo Bispo da Diocese de Viana do Castelo, Dom João Lavrador.

programa do evento



Comments


bottom of page