top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

"Rottweiler Vs Chihuahua" abre 8.º Festival de Teatro de Viana do Castelo

5 de Novembro, 2024

O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana estreia o espetáculo Rottweiler Vs Chihuahua na abertura da 8ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, no dia 8 de novembro, às 21h00, na Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. O Festival de Teatro prossegue depois até 17 de novembro com mais propostas.




atores em palco numa conversa

Entramos num estúdio de televisão, ou melhor, num 'set' onde se grava para o YouTube. Um cameraman aponta a sua câmara para um cenário de entrevista e, de repente, um apresentador lê o teleponto indicando que receberá um convidado no programa "Luzes e Sombras - Ponto de Vista", que partilhará, precisamente, o seu ponto de vista sobre a atualidade. O convidado é uma figura controversa, um ex-recluso, mais conhecido por Rottweiler. O programa prossegue, depois, com a presença da jornalista Júlia Miranda.

mural com afixação de uma notícia ficcionada

No ensaio de imprensa a que a Peneda Gerês TV assistiu, esta terça-feira, a encenadora Elisabete Pinto revelou que esta peça de teatro "é uma sequela de um espetáculo que nós fizemos, o Rottweiler, em que tínhamos a personagem Rottweiler e o entrevistador Jaime Reverter, e a ideia de fazer esta peça foi bastante inusitada e imprevista, pois este foi o último texto que o Guillermo Heras [encenador espanhol que colaborou com o Teatro do Noroeste, falecido em 2023] escreveu, em setembro de 2022, e que quis partilhar connosco; partilhou-o apenas com o Ricardo [Simões, Diretor Artístico do Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana] e ficou guardado numa gaveta", conta.


Com a aproximação do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que vai na sua 8ª edição, esta foi a "oportunidade de levar à cena este espetáculo, para cumprir mais um dos nossos grandes desejos que é manter vivo o nome do Guillermo Heras, manter o seu legado", frisou a responsável pela encenação, dramaturgia e cocriação desta peça de teatro que se revela muito atual e é uma espécie de espelho da sociedade contemporânea divida entre extremos.


"Depois de cumprir uma pena de prisão por homicídio, durante a qual se doutorou em ciência política, a personagem conhecida por Rottweiler aceita dar uma entrevista na qual pretende dar a conhecer as suas ideias que incluem a intenção de formar um novo partido político ainda mais radical de todos quanto existem. A ação irá levar o público até ao ambiente da entrevista na qual serão questionados os limites da violência, assim como quem os define e o impacto da desinformação e do discurso de ódio nas sociedades contemporâneas.", lê-se na sinopse. 

dois homens com a cabeça dentro de uma caixa mágica

"Quando lêmos o texto pela primeira vez, pareceu-nos quase que um prenúncio; era preciso termos um texto no início da temporada para substituir uma estreia que ia acontecer e, de repente, ele estava na gaveta, parece que, ali a olhar para nós, e foi quase uma escolha imediata", conta Elisabete Pinto. Nisto do teatro, acontece muito a arte a imitar a vida, e o timing deste texto não podia ser mais acertado: "Escolher um texto destes nos dias de hoje, precisamente no dia [5 de novembro de 2024] em que temos eleições tão importantes, não só para os EUA, mas para o mundo e para Portugal, parece que está tudo escrito no destino, e pareceu-nos muito importante fazê-lo neste momento e abrir, com ele, o Festival", revela a encenadora.


Num mundo em que a desinformação e o discurso de ódio prosperam, quem define os limites da violência? As vítimas? Os agressores? Afinal, o que é a violência? A pergunta de “Rottweiler” está de volta, agora com intenções democráticas. Mas não serão apenas os mesmos cães com outras coleiras?

personagens agredindo-se em palco

Com dramaturgia, cocriação e interpretação de Adriel Filipe (Anderson - técnico/cameraman), Alexandre Calçada (Rottweiler), Marta Bonito (Júlia Miranda) e Ricardo Ribeiro (Victor/Chihuahua), Rottweiler Vs Chihuahua é um texto inédito de Guillermo Heras, com tradução de Tiago Fernandes, versão de Ricardo Simões, e encenação de Elisabete Pinto. A sonoplastia é de José Prata e desenho de luz de Nuno Almeida. Pela sua linguagem forte, o espetáculo está classificado para maiores de 14 anos e tem duração aproximada de 60 minutos.


Consulte a programação completa do Festival de Teatro de Viana do Castelo 2024 em: tmsm.pt .



 

Comments


Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Doar com PayPal

Publicidade

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

©2024 Peneda Gerês TV

bottom of page