top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Seis técnicos da DKC de Viana fizeram formação em Suporte Básico de Vida para utilização de DAE

28 de Junho, 2024

Foram seis os técnicos da DKC de Viana que fizeram, a convite do Município de Viana, formação de suporte básico de vida, através da Rede Nacional de Treino – SBV-DAE - RENATA. No edifício sede daquele clube vianense, Centro de Canoagem está prevista a colocação de um DAE (desfibrilhador), para isso é necessária formação para a utilização do equipamento em caso de acidente.




atletas fazendo exercícios com bolas

"A utilização média do clube é cerca de 500 praticantes/utilizadores mensais de canoagem ascendendo a mais de 3500 praticantes por ano, justificando por isso a colocação de um desfibrilhador e a consequente formação", sublinha a DKC de Viana em nota enviada às redações.


Eleva-se, assim, a sete os operacionais na DKC de Viana que estão aptos a utilizar o DAE, uma vez que uma funcionária já detinha a formação.

defibrilhador automático externo numa parede cor-de-laranja

Relativamente ao nome RENATA, desta rede nacional de treino, esta tem origem no latim “Renatus”, que significa “nascida pela segunda vez, renascida ou ressuscitada”. Renata é uma plataforma que disponibiliza formação certificada em suporte básico de vida e desfibrilhação externa (SBV-DAE).


O suporte básico de vida “é uma sequência de passos que permite reanimar uma vítima em paragem cardiorrespiratória (PCR). Consiste essencialmente em reconhecer a PCR, ligar 112, iniciar manobras de reanimação cardiorrespiratória (compressões e ventilações) e desfibrilhar rapidamente”.


Segundo o programa Renata - “Ocorrendo em Portugal todos os anos cerca de 10.000 casos de morte súbita cardíaca, em que apenas 3 por cento das vítimas sobrevive, é fundamental que o maior número de pessoas obtenha competências em SBV-DAE”.


"Contribui assim para que a prática da canoagem nesta associação vianense se torne ainda mais segura", conclui a DKC.

praticantes de canoagem no rio

Fotos: José Castro – DKC de Viana




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Doar com PayPal

Publicidade

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

©2025 Peneda Gerês TV

bottom of page