Semana do "Bacalhau à Monção" arranca este sábado
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Semana do "Bacalhau à Monção" arranca este sábado

Partindo da valorização e inovação da gastronomia local, a Câmara Municipal de Monção promove, pela primeira vez, a “Semana do Bacalhau à Monção”. A iniciativa decorre entre 21 e 29 de janeiro, com a participação de 23 restaurantes do concelho e a colaboração do Chef Vítor Sobral.



A iniciativa gastronómica conta com a colaboração do Chef Vítor Sobral que apresenta a sua receita do “Bacalhau à Monção”, onde propõe um novo conceito de confecionar aquele prato tradicional, utilizando produtos típicos da região. "O objetivo é fazer do “Bacalhau à Monção” uma referência da culinária local."

Figura emblemática da gastronomia nacional, com uma carreira profícua e reconhecida, onde constam vários prémios e distinções, o Chef Vítor Sobral é conhecido pela forma única e singular como interpreta e moderniza pratos tradicionais portugueses.

No âmbito desta iniciativa, o Chef Vítor Sobral promoveu um showcooking para o público e uma ação de formação da sua receita à restauração monçanense. Na apresentação do evento, realizada no Palácio da Brejoeira, teve lugar a degustação do prato, sendo possível apurar a qualidade dos produtos e o caráter inovador da nova receita.

O autarca de Monção, António Barbosa, considera o “Bacalhau de Monção” como “um ingrediente valioso e delicioso da cozinha monçanense” que “apresenta um enorme potencial de atração junto dos amantes da boa mesa”, tendo como ponto de partida “o conceito renovador, sem perder a origem, proposto pelo Chef Vítor Sobral”, refere o autarca citado na nota de imprensa do município.

António Barbosa e o Chef Vítor Sobral, no Palácio da Brejoeira

Sabendo que o bacalhau é um prato muito apreciado pelos portugueses e galegos, António Barbosa convida todos a visitarem Monção durante a “Semana do Bacalhau à Monção”, provando este prato num dos restaurantes participantes. “Em família ou com os amigos, será uma jornada bem passada”, assegura.

O Município de Monção deixa, por isso, convite: "E, depois de provar o “fiel amigo”, nada melhor do que dar um passeio descontraído pelo centro histórico de Monção ou pelos inspiradores e relaxantes lugares de montanha, parecidos a imensos e belos jardins recortados pelo serpentear tranquilo dos rios Mouro e Gadanha, efluentes do “Pai” Minho."

Em Monção, há muito para ver, sentir e recordar. Muralhas seculares, monumentos culturais e religiosos, espaços de lazer, passadiços à beira rio e gente generosa e hospitaleira.





0 comentário
bottom of page